Grêmio



O início

Grêmio começa disputa do Brasileirão para salvar temporada

Sem grandes investimentos, Felipão irá apostar na gurizada

09/05/2015 - 14h38min

Atualizada em: 09/05/2015 - 14h38min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agência RBS
Grêmio treinou na manhã deste sábado para a estreia no Brasileirão contra a Ponte Preta, na Arena

O Brasileirão inicia para o Grêmio como esperança de salvar o ano após a derrota na final do Gauchão. A estreia, neste domingo, contra a Ponte Preta, ocorrerá em horário atípico, às 11h da manhã. E será a primeira na Arena, já que em 2013 a largada ocorreu no Alfredo Jaconi, com vitória sobre o Náutico, e no ano passado com derrota em Florianópolis para o Atlético-PR.

Guia do Brasileirão: conheça os 20 times que brigam pelo título

Com um grupo modesto, principalmente após a rescisão do meia uruguaio Cristian Rodríguez na sexta-feira, Felipão trata de remotivar seus jogadores. E aposta, sobretudo, nos garotos da base para injetar sangue novo na equipe. Seu grande trunfo é a defesa, a menos vazada do Brasileirão no ano passado. Pode promover mudanças com a entrada de Galhardo, Walace e Yuri Mamute - que se apresentará à Seleção sub-20 na segunda-feira e desfalcará o time em sete rodadas do Brasileirão. Neste caso, Matías Rodríguez, Fellipe Bastos e Braian Rodríguez perderiam lugar entre os titulares neste domingo. Lincoln no lugar de Douglas é opção para a segunda etapa.

Grêmio tenta empréstimo sem custos de Hélder, mas Juventude não libera

- Durante o Gauchão, nós organizamos a equipe e consolidamos uma forma de jogar. É claro que na final nós concedemos facilidades a um adversário como o Inter. E sabemos que as dificuldades do Brasileiro são bem maiores do que as que tivemos até agora. Por isso, teremos que fazer algumas mudanças - explicou Felipão.

Adversária do Grêmio, Ponte Preta sonha em ficar entre os oito do Brasileirão

O aproveitamento do Grêmio em estreias não é lá dos melhores. Desde o início da era dos pontos corridos, em 2003, foram 11 jogos (em 2005 disputou a Série B), com três vitórias, três empates e cinco derrotas. No total, um aproveitamento de 36%. Veja abaixo como foram as largadas do clube nas últimas edições do campeonato.

2003
Atlético-PR 2x0 Grêmio
Com Tite na casamata, o Grêmio contava com uma equipe repleta de nomes de peso, como Danrlei, Anderson Lima, Tinga e Christian. Do outro lado, o Atlético-PR de Vadão exibia revelações como Dagoberto e Adriano Gabiru. Em uma partida disputada, o time paranaense venceu na Arena da Baixada com gols do centroavante Ilan e outro contra do então lateral gremista Roger.

2004
Grêmio 0x0 Flamengo
Em um Brasileirão que encerraria de forma trágica para o Grêmio - com rebaixamento à Série B - a equipe então treinada por Adilson Batista estreou no campeonato com um modesto empate sem gols contra o Flamengo de Abel Braga no Olímpico. Se ninguém balançou as redes, o jogo foi repleto em cartões amarelos. Ao todo, foram oito, sendo quatro para cada time.

2006
Grêmio 2x0 Corinthians
O retorno à Série A foi com o pé direito. O time então treinado por Mano Menezes bateu o Corinthians por 2 a 0 no Olímpico com gols do zagueiro Evaldo e do lateral Alessandro. Foi o primeiro passo de uma boa campanha da equipe que encerrou o campeonato em terceiro lugar, garantindo vaga para a Libertadores do ano seguinte, em que terminaria como vice-campeão.

2007
Paraná 3x0 Grêmio
Envolvido com a disputa da Libertadores, o técnico Mano Menezes mandou time reserva para a estreia naquele ano. Como resultado, uma sonora derrota por 3 a 0 para o Paraná de Zetti em Curitiba. Os gols foram marcados por Josiel (duas vezes) e Lima. Ao final do campeonato, a equipe ficou em sexto lugar e não conseguiu uma vaga no G-4.

2008
São Paulo 0x1 Grêmio
Desacreditado após as eliminações no Brasileirão e na Copa do Brasil, o Grêmio de Celso Roth surpreendeu o São Paulo no Morumbi na estreia e venceu com um gol do zagueiro Pereira. A equipe engatou uma sequência vitoriosa, ficando por várias rodadas na liderança do campeonato. Ao final, contudo, acabou como vice, ultrapassado pelo mesmo São Paulo, que levantou o título.

2009
Grêmio 1x1 Santos
Comandado pelo interino Marcelo Rospide, o clube dava prioridade para a disputa da Libertadores. Na estreia contra o Santos, no Olímpico, empatou em 1 a 1. O autor do gol do time gaúcho foi o zagueiro Réver, que hoje atua pelo Inter. Quem marcou para os paulistas foi o colombiano Molina. Naquele ano, o Grêmio fez campanha modesta e encerrou o campeonato em oitavo lugar.

2010
Atlético-GO 0x0 Grêmio
Então treinado por Silas, o Grêmio iniciou o Brasileirão vitaminado pelo título do Gauchão - o último conquistado pelo clube. A estreia ocorreu fora de casa, no Serra Dourada, com um empate sem gols contra o Atlético-GO. Após campanha irregular, o técnico deu lugar a Renato Portaluppi, que injetou ânimo no time que encerrou o campeonato no G-4, com vaga na Libertadores.

2011
Grêmio 1x2 Corinthians
A estreia no Brasileirão ocorreu com derrota dentro de casa para o Corinthians de Tite. Treinado por Renato, o Grêmio perdeu por 2 a 1. Pelo time gaúcho, Douglas abriu o placar. Mas os paulistas viraram com gols de Chicão e Liedson. Com campanha irregular, o time encerraria o campeonato em um frustrante 12º lugar - sem qualquer chance de vaga no G-4.

2012
Vasco 2x1 Grêmio
Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Grêmio iniciou com derrota o campeonato daquele ano. Em São Januário, o Vasco venceu por 2 a 1, com gols do hoje gremista Fellipe Bastos e também de Alecsandro - o volante Fernando descontou. Naquela temporada, o time fez boa campanha e encerrou o Brasileirão como terceiro colocado, garantindo vaga na Libertadores.

2013
Grêmio 2x0 Náutico
Por suspensão imposta pelo STJD, o Grêmio teve de estrear no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, naquele ano. Ainda comandado por Luxemburgo, o time venceu o Náutico por 2 a 0 com gols de Zé Roberto e Elano. Por um desentendimento com a direção, Luxa acabou demitido. Renato assumou como técnico e fez o Grêmio crescer no campeonato. Terminou como vice-campeão.

2014
Atlético-PR 1x0 Grêmio
No ano passado, estreia com derrota para o Atlético-PR no Estádio Orlando Scarpelli. O gol paranaense foi marcado pelo zagueiro Dráusio. Então envolvido com a Libertadores, Enderson Moreira havia mandado time misto a Florianópolis. Com fraca campanha, o técnico deu lugar a Felipão após a Copa do Mundo. Apesar do crescimento na tabela, a equipe terminou em sétimo lugar, fora do G-4.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias