Grêmio



Boa fase

Douglas turbinado: a reinvenção do camisa 10 no Grêmio em 2015

Em alta no time de Roger, meia pode atingir marca de 60 jogos no ano

08/10/2015 - 07h03min

Atualizada em: 08/10/2015 - 07h03min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio

Turbinado pelo preparador físico Rogério Dias, Douglas prepara-se para fechar o ano rompendo a barreira dos 60 jogos com a camisa do Grêmio, o que seria seu recorde desde 2010. Já são 52 partidas até agora, incluídos os dois amistosos da pré-temporada.

Douglas avisa a empresários que quer ficar no Grêmio em 2016

O que fez com que o jogador criticado por uma certa indolência no início do ano se transformasse em um meia mais participativo? O segredo, explica Rogério Dias, foi a conscientização.

Geromel diz que Grêmio ainda segue na briga pelo título brasileiro

O preparador físico revela que, junto com o técnico Roger Machado, desenvolveu um programa específico de trabalho, que só funcionou pela colaboração de Douglas. Foram atividades de prevenção de lesões musculares, força e potência, o mais recomendado para um jogador que completará 34 anos em fevereiro de 2016.

- Douglas assimilou muito bem. Três vezes por semana, ele chega um pouco mais cedo para trabalhar na sala de musculação - elogia Rogério.

Grêmio retorna aos treinos e trabalha preparação física

O resultado foi uma visível redução no percentual de gordura e aumento da massa muscular. O jogador, assim, não carrega peso extra e sustenta bem o ritmo do jogo.

- Ele deu uma revitalizada no fôlego e na força - destaca o preparador.

Grêmio tem aproveitamento superior ao do Corinthians com Walace e Maicon

O número de jogos já supera os 51 de 2013, quando Douglas atuava pelo Corinthians. Em 2010, foram 52 partidas pelo Grêmio e uma pela Seleção Brasileira. Se participar dos nove jogos restantes do Brasileirão, o meia irá superar a marca dos 58 de 2012 _ cinco pelo Grêmio e 53 pelo Corinthians.

A visão dos especialistas

Mário Sérgio, comentarista da Fox Sports
"Admiro sua qualidade como batedor de faltas e de decidir com chutes de longa distância. Ele dá um toque de experiência a um time muito jovem. Seu papel é semelhante ao de Ronaldinho, no ano em que o Atlético-MG ganhou a Libertadores. Há uma carência grande nessa função. Na posição em que Roger o colocou no Grêmio, Douglas está mais preservado fisicamente, não tem a obrigação de seguir os volantes."

Leonardo Oliveira: o que o Grêmio procura no mercado para 2016

Paulo César Carpegiani, treinador

"É um jogador de inteligência apuradíssima, que coloca o atacante na frente do gol. Na minha visão, só pode jogar próximo do último atacante. Como o Grêmio é um time que joga com passes curtos e muitas trocas de funções, ele sofre cobranças da torcida. Ele precisa ter um jogador a quem ele possa deixar em condições de marcar o gol. O mais curioso é que quando Roger coloca Bobô e o time passa a ter um finalizador, normalmente Douglas é quem sai. Na Europa, essa função está praticamente extinta. O meia executa mais funções, atua como falso ponta."

Jornal inglês cita Lincoln, do Grêmio, entre os 50 mais promissores do mundo

Carlos Miguel, ex-meia
"É um jogador de uma qualidade técnica fora de série. Tem bom passe, bom lançamento. O que se discute é a intensidade. Dificilmente cai pelos lados, atua mais centralizado. No esquema de Roger, é uma peça-chave, pela qualidade que possui de colocar o atacante na cara do gol."

Caixa se manifesta sobre negociação do Estádio Olímpico

Zinho, ex-meia e atual auxiliar técnico do Vasco
"Gosto do Douglas, acho muito bom jogador. Meia habilidoso, inteligente. Às vezes é um pouco questionado, existe uma exigência maior em cima dele. Cobra-se que jogue bem todos os jogos. Um camisa 10 assim é artigo raro no futebol brasileiro. Quem tem, tem de saber usar. O Roger está se mostrando um grande treinador, sabendo utilizar bem."

Grêmio busca quatro reforços, mas projeta grupo mais enxuto em 2016

Números de Douglas neste ano:

52 jogos
9 gols
9 assistências
26 finalizações certas (52 erradas)
43 desarmes
43 faltas recebidas
8 cartões amarelos

Roger diz que será treinador até os 55 anos: "Depois vou fazer outra coisa"

Frases de Douglas

"Não vou ficar dando carrinho para mostrar vontade", disse em seu retorno ao Grêmio em dezembro de 2014.

"Quer alma? Vai na sessão espírita", respondeu a um torcedor no Twitter após derrota para a Chapecoense em julho.

"Desta vez viram", sobre o flagra do xixi no Maracanã antes do empate com o Fluminense pela Copa do Brasil em setembro.

No voo de volta a Porto Alegre após o jogo, Douglas recolheu autógrafos dos colegas e fez a alegria de um garoto com Síndrome de Down.

Após troca de farpas entre Grêmio e empresário, Erazo se manifesta

Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias