Grêmio



Inovação tricolor

Nas mãos de Roger: sistema alemão muda rotina no vestiário do Grêmio

Software SAP facilitou análise e edição dos vídeos dos adversários

03/10/2015 - 14h01min

Atualizada em: 03/10/2015 - 14h01min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio
Sala do Centro Digital de Dados (CDD) do Grêmio no CT Luiz Carvalho

A revolução de Roger Machado no Grêmio não se restringe às quatro linhas. Também é tecnológica e de sotaque alemão. Com o suporte de um sistema que ajudou a seleção de Joachim Löw a conquistar a última Copa, o técnico mudou a rotina do vestiário. Fez do vídeo um recurso tão útil aos jogadores quanto uma tarde ou uma manhã de treinos.

Com Geromel e Ramiro, Roger faz treino de contra-ataque com reservas

Quando ganhou seu primeiro disquete de análise tática de Tite, há 14 anos, Roger não imaginava que um dia teria uma plataforma tão poderosa como o SAP ao seu dispor. O sistema, introduzido na rotina do CT Luiz Carvalho há dois meses, deixou muito mais ágil o diagnóstico das fragilidades e dos perigos dos adversários.

A sequência do Grêmio na luta pelo título na reta final do Brasileirão

Reduziu o tempo de edição de um vídeo, que antes poderia durar um dia, para uma hora. E também entrega um verdadeiro arsenal de estatísticas a Roger, gerados pela Opta, parceira inglesa que é líder mundial em geração de dados para análise esportiva. Os números são refinados com a ajuda da empresa equatoriana Kin Analytics, que auxilia o clube na análise dos indicadores de desempenho da equipe de Roger.

Assis fala sobre Ronaldinho e o Grêmio: "Queria uma relação melhor com nosso clube do coração"

A plataforma SAP também serve de treino aos atletas, que corrigem movimentos e pensam novas jogadas a partir dos vídeos, milimetricamente editados pelos analistas de desempenho Eduardo Cecconi e Antônio Cruz. A dupla responde pelo Centro Digital de Dados (CDD), setor implantado há 10 anos no clube.

Edinho diz que aceita redução de salário para permanecer no Grêmio

Trata-se do cérebro do futebol do Grêmio, que realiza análises táticas e identifica padrões de comportamento dos adversários. Também monitora o desempenho de possíveis reforços e de jogadores emprestados pelo clube. As observações servem de subsídio para Roger montar a estratégia de cada partida.

- O CDD auxilia a comissão técnica, que é soberana nas decisões. Avaliamos situações dos jogos para transformá-las em informações relevantes aos jogadores -comenta Cecconi.

CBF anuncia novos horários em substituição a jogos às 11h de domingo

O vídeo, de fato, caiu no gosto dos jogadores. O zagueiro Geromel é quem mais solicita imagens dos adversários para estudar jogadas. Os goleiros, atentos à bola parada, também frequentam a sala do CDD. Outros clientes assíduos são os atacantes Pedro Rocha e Bobô, o volante Ramiro, o lateral Marcelo Hermes e o meia Giuliano, que pedem vídeos próprios para melhorar sua performance. Na interpretação do vice-presidente Antônio Dutra Jr., que coordena a implantação do SAP no Grêmio, os atletas enxergam o trabalho dos analistas como uma vantagem competitiva.

- Isto é credibilidade. Os jogadores percebem que a informação é útil - resume Dutra.

As análises geram resultados concretos. No empate com o Corinthians, pela 24ª rodada do Brasileirão, o lateral Marcelo Oliveira criou a jogada que resultou no gol de Bobô com base em observações do jogo anterior, contra o Goiás. E também ao identificar padrões defensivos apresentados pelo clube paulista.

- O Marcelo foi estimulado a entender que aquele era o movimento que ele tinha de fazer. O Roger nos pediu um vídeo e colocou ele numa sala para explicar o posicionamento. No jogo seguinte, gol do Grêmio - relata Cecconi.

Gre-Nal dos estádios: as vantagens de Arena e Beira-Rio para receber shows

Uma inovação introduzida pelo CDD no futebol foi a edição de lances em tempo real nos jogos. Durante as partidas na Arena, uma câmera posicionada num camarote grava os lances, que são sincronizados e numerados pelo software SportsCode. No intervalo, as imagens, armazenadas num tablet, são exibidas por Roger aos jogadores na TV do vestiário.

Assim, o técnico pode corrigir falhas de posicionamento e sugerir jogadas com base em deficiências apresentadas pelo adversário no primeiro tempo. Fora de casa, o processo é mais artesanal, realizado pelos auxiliares de Roger, já que o CDD não viaja com a delegação. 

- O que mais nos motiva é ver que a comissão utiliza o trabalho diariamente. Temos um padrão de análise para cada jogo. Mas novas demandas surgem a todo o momento - explica Cruz.

Com orçamento enxuto, Grêmio anuncia pesquisa de mercado para se reforçar

O raio-x do adversário:

- relatório de até 50 páginas com frames táticos;
- dois vídeos de análise tática;
- dois vídeos com lances de bola parada;
- estudo dos gols que o time fez no brasileirão;
- análise individual dos jogadores adversários;
- lista de lesionados, suspensos e pendurados.


Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias