Grêmio



Recuperado

Geromel ficou cinco dias isolado em hotel antes de retornar ao Grêmio

Com caxumba, zagueiro ficou em quarentena para prevenir contágio

30/04/2016 - 08h03min

Atualizada em: 30/04/2016 - 08h05min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail
Geromel voltou a treinar no Grêmio na sexta-feira

Recuperado de caxumba, Pedro Geromel está de volta. Liberado pelos médicos, o zagueiro retomou na sexta-feira os treinos no CT Luiz Carvalho e será o grande reforço de Roger Machado para encarar o Rosario Central, quinta-feira, na Argentina, no jogo que decidirá a vida do Grêmio na Libertadores.

O zagueiro foi afastado do grupo dia 21 de abril, data do primeiro jogo o Juventude. Para que as duas filhas pequenas não fossem contagiadas, Geromel teve de passar cinco dias de isolamento em um hotel da Capital. Voltou para casa na quarta-feira, dia 27. E só na sexta-feira pôde retomar o contato com os colegas de vestiário. Perdeu, ao todo, três partidas: as duas pela semifinal do Gauchão e a de ida, na Arena, contra o Rosario Central.

– Não é que o doente precise ficar em uma redoma de vidro, mas a precaução é fundamental – explica o médico Paulo Rabaldo.

Leia mais:
Treino do Grêmio tem retorno de Geromel e bate-papo de capitão e presidente
Alisson, Grohe, Walace e Luan são pré-convocados por Dunga à Copa América
Trajetória do Grêmio na Libertadores é marcada por oscilações

No primeiro dia, o zagueiro teve febre alta. Nos demais, conseguiu levar uma vida normal, sem que o apetite fosse muito afetado. Com isso, manteve o índice de massa muscular e diminuiu o temor dos preparadores físicos.

– O pior da caxumba é o isolamento, a impotência de ver os jogos pela TV. Hoje (sexta) fiz uma readaptação. Amanhã (sábado), estarei 100% para treinar com o grupo – diz o zagueiro.

Antes de Geromel, Luan, Ramiro e Henrique Almeida haviam contraído a doença. O quinto caso, anunciado quarta-feira, foi o goleiro Tiago Machowski. Preocupado com novas incidências, o Grêmio realiza um trabalho de sanitização das dependências do CT Luiz Carvalho. Como a doença é transmitida via oral, os jogadores são aconselhados a não dividir garrafas d'água.

– Em 34 anos de clube, nunca havíamos registrado doenças infectocontagiosas – informa Rabaldo.

Pai do zagueiro, Valdir Geromel surpreendeu-se quando soube que o filho havia adoecido. Conferiu a carteira de vacinação e constatou que, na infância, o zagueiro havia tomado a vacina tríplice viral, que inclui caxumba.

– Ficamos sabendo que, depois de 10 anos, é preciso tomar o reforço. Mas aí ele já estava fora do país – conta.

Junto com Eliane, a mulher, Valmir vem à Capital ao menos uma vez por mês. Sorri ao dizer que é muito menos pelos filhos e mais pelas duas netas, Lia e Lauren.

– Agora, elas é que são as majestades – declara-se.

Do filho, Valmir ouviu a garantia de que estará em campo dia 5, em Rosario. Com a promessa de que o comportamento da equipe, dessa vez, será outro.

– Ele me disse que o Grêmio vai pra cima dos caras. E, se derem bobeira, devolvem o resultado – conta.

Adaptado, Geromel também disse ao pai que pretende seguir morando em Porto Alegre mesmo depois de encerrada a carreira.

O Grêmio desconhece as origens do surto. A caxumba pode ter sido contraída dentro de um avião ou passada por alguém que tenha se aproximado do vestiário. De todo modo, o prejuízo foi grande. A torcida espera que, com a volta de Geromel, ainda seja possível avançar na Libertadores.

– É um resultado completamente reversível. A gente só precisa de uma vitória, 1 a 0 dá pênaltis, mas qualquer outra vitória, dá a gente. A gente ainda não desistiu – avisa o zagueiro.

Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias