Grêmio



Em alta

Luan, o verdadeiro falso nove de Roger Machado

Como a referência ofensiva da equipe, jogador marcou duas vezes na goleada sobre o Atlético-MG

28/05/2016 - 08h05min

Atualizada em: 28/05/2016 - 08h07min


Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail

Em uma noite de maio de 2009, às vésperas de um jogo contra o Real Madrid, Pep Guardiola, então treinador do Barcelona, buscava uma fórmula para aproveitar os espaços que o adversário costumava deixar abertos entre a defesa e o meio. Sem dispor de um centroavante típico, intuiu que Messi poderia cumprir essa função, como um falso 9. O Barcelona venceria por 6 a 2, com dois gols e uma assistência do argentino, além de uma atuação de gala, o que comprovou a eficácia do modelo. Esta história está relatada no livro Guardiola Confidencial, do espanhol Martí Perarnau, livro de cabeceira de Roger Machado.

Leia mais:
Grêmio dá ultimato para OAS responder sobre venda da Arena na próxima semana
Grêmio de Roger chega a três jogos sem levar gols pela primeira vez
Invicto no Brasileirão, Marcelo Grohe é único goleiro sem sofrer gols da competição

O técnico do Grêmio deve ter recordado desse episódio na quinta-feira, após a vitória por 3 a 0 contra o Atlético-MG. Utilizado como falso 9 depois da saída de Henrique Almeida, Luan marcou dois gols e praticamente encerrou a discussão sobre a equipe contar ou não com um centroavante tradicional. É ele, um meia que chega com qualidade à área adversária, que começa como titular contra o Coritiba, neste domingo, às 18h30min, na Arena.

– Luan se credenciou para esta posição – admitiu Roger, depois da partida em Belo Horizonte.

Na temporada, são sete gols de Luan, cinco no Gauchão e os dois contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão. A estatística se completa com oito assistências para gols. Sua importância para o time é indiscutível, ainda que alguns torcedores costumem vaiá-lo quando o time não joga bem.

– Ele é um jogador diferenciado. Por sua qualidade técnica, pode exercer essa função. É rápido, inteligente. Não sei como é no cabeceio – analisa Júnior, comentarista da Rede Globo.

Ele acrescenta um ponto a favor do falso 9. É o de confundir os marcadores.

– Zagueiros gostam de referência na hora de marcar. Ficam meio perdidos quando o atacante é muito rápido.

O técnico Paulo Roberto Falcão não gosta da expressão falso 9. Prefere dizer que se trata de um

9 verdadeiro.

– Se ele faz gol, não é falso – resume Falcão.

Mais importante, na opinião de Falcão, é que o jogador escalado nessa função conte com a companhia de outros, tanto na armação quanto na chegada à área. Nesse sentido, ele lembra os ensinamentos do ex-treinador Rubens Minelli, para quem o mais importante era contar com o maior número possível jogadores para chegar à zona de conclusão.

– Se não houver meias que cheguem, vai ficar complicado. E o Grêmio teve isso contra o

Atlético-MG – destaca Falcão.

De algum modo, o atual posicionamento de Luan lembra o de Osvaldo, meia campeão da Libertadores e do mundo pelo Grêmio em 1983. Hoje dono de uma oficina mecânica em Santa Bárbara d´Oeste, interior paulista, ele era um meia com chegada constante à área adversária. Prova disso são os 106 gols marcados pelo Grêmio ao longo de cinco temporadas. Marca só superada por centroavantes típicos, como Alcindo e Baltazar, e por Tarciso, que também atuava entre os zagueiros adversários.

Quanto ao falso 9, a opinião de Osvaldo se assemelha à de Paulo Roberto Falcão.

– Se houver aproximação dos demais jogadores, fica mais fácil. É preciso alguém que encoste em Luan – diz o ex-meia, 57 anos.

No seu caso, foi fácil atuar tanto de meia quanto de atacante. Osvaldo lembra que sempre foi orientado pelos treinadores a cumprir mais de uma função. Quando virou jogador profissional da Ponte Preta, em 1981, espelhou-se nos polivalentes Dicá e Marco Aurélio.

Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Play Store

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias