Grêmio



Foco no Brasileirão

Os caminhos para o Grêmio manter os 100% de aproveitamento na Arena

Contra o Vitória, equipe do técnico Roger Machado terá os desfalques de Geromel, Wallace Reis, Maicon e Miller Bolaños

23/06/2016 - 06h10min

Atualizada em: 23/06/2016 - 06h11min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail

Se todas as combinações derem certo, o que inclui o tropeço do rival em Curitiba, o Grêmio poderá fechar a noite a um ponto da liderança do Brasileirão, atrás apenas do Palmeiras. Para isso, na partida contra o Vitória-BA, às 19h15min, o time terá de manter o aproveitamento de 100% na Arena. E, também, confirmar o bom desempenho de seu sistema defensivo. Nas rodadas disputadas até agora, a equipe sofreu gols apenas em três. E nenhum deles foi dentro de casa. Veja como Roger Machado projeta o jogo.

Leia mais
Grêmio supera entrave, e compra da gestão da Arena avança
Grêmio x Vitória: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Roger confirma Ramiro como substituto de Maicon contra o Vitória

Na cola do líder
Superar o Vitória na Arena manterá o Grêmio a um ponto do líder Palmeiras (chegaria a 21, contra 22 dos paulistas). O pensamento de Roger é justamente se manter próximo ao topo da tabela e evitar que o adversário dispare, como fez o Corinthians no ano passado, o que dificultaria a retomada da liderança.

– No ano passado, quando entramos no G-4, permanecemos até o final. Vai alternar ainda, outras equipes vão crescer. Além de lesões e suspensões, a janela também vai gerar desequilíbrio. A gente espera se manter entre os quatro primeiros e ficar bem próximo de quem estiver na frente. E, no momento que adquirir a ponteira da competição, não largar mais – avalia Roger.

Nova dupla de zaga
O técnico Roger Machado tem convicção em sua nova zaga. Com as lesões musculares dos titulares Geromel e Wallace Reis, que vão desfalcar o Grêmio por três semanas, o treinador apostará em Fred e Bressan contra o Vitória hoje. Será a chance para que a dupla afaste a desconfiança da torcida após o fraco rendimento em derrotas para Rosário Central e Juventude, que eliminaram a equipe da Libertadores e do Gauchão.

– No jogo contra o Cruzeiro, no momento em que o Bressan foi a campo, começaram murmúrios que não são legais. Poucas vezes sofri com as vaias, mas essa tenho marcada até hoje porque doeu. O incentivo é sempre melhor – lembra Roger, em referência a uma derrota ao Juventude em 2003, quando cometeu erro defensivo e ouviu apupos.

Ramiro
Valeu o tempo de serviço. Ao optar por Ramiro e não Jaílson no lugar do suspenso Maicon, Roger Machado premiou a maior contribuição que o primeiro tem dado ao time. E não apenas como volante. Na Libertadores, Ramiro ocupou a lateral direita quando o técnico julgou necessário um jogador com maior capacidade de marcação. Domingo, contra o Cruzeiro, na ausência de Edílson, suspenso, ele havia sido chamado mais uma vez.

Ontem, no último treino, ficou claro que Ramiro atuará pelo lado esquerdo, um pouco mais adiantado do que Walace, mais próximo da linha de três armadores.

– Ramiro já jogou muitas vezes ao lado de Walace e sempre foi muito bem. Mas tenho em Jaílson uma alternativa importante – disse Roger.

Bola aérea
No treino, por 35 minutos, Roger Machado buscou corrigir o mais grave defeito do sistema defensivo, o vacilo nas bolas altas. Dos 39 gols sofridos pela equipe na temporada, 20 foram em lances aéreos. Uma situação que o torcedor teme ser agravada com a escalação de Bressan e Fred, em decorrência das lesões musculares de Geromel e Wallace Reis.

Além de Bobô, dois zagueiros reservas tentavam cabecear dentro da área em cruzamentos que vinham da direita, com Lincoln, e da esquerda, com Marcelo Hermes. A tarefa de defender cabia, além de Bressan e Fred, a Marcelo Oliveira, 1m84cm, e Walace, 1m88cm. Edílson ficava atento em marcar quem vinha de trás, na corrida, para tentar o cabeceio. Roger, que pediu para as jogadas não serem filmadas, disse ter gostado do resultado final.

Leia outras notícias sobre o Grêmio

Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES



MAIS SOBRE

Últimas Notícias