Esportes



Coluna do Pedro

Pedro Ernesto: "Regras da América"

21/01/2017 - 08h08min

Atualizada em: 21/01/2017 - 08h09min


Pedro Ernesto Denardin
Pedro Ernesto Denardin
Enviar E-mail
Conmebol / Divulgação

A Conmebol apresentou novas regras para a Libertadores da América da temporada 2017. Gostei de todas elas.

A primeira é que nas oitavas de final os adversários serão escolhidos por sorteio. Nas edições anteriores, o regulamento era o primeiro contra o 16º, o segundo contra o 15º e assim sucessivamente.

Outra: serão inscritos 30 jogadores na fase de grupos e pode-se trocar três nas oitavas. Outros três jogadores poderão ser inscritos na semifinal.

Por último, dois times de um mesmo país podem fazer a final da competição. Com isso, está garantido o privilégio ao melhor futebol do continente.

Segurança
O item que mais me chamou atenção é a preocupação da Conmebol com a segurança das pessoas que irão aos estádios. Não serão permitidos fogos de artifício, fumaças coloridas e outros objetos que podem causar lesões ou queimaduras. Lembram-se daquele sinalizador dos corintianos que matou um torcedor boliviano? Estamos livres dessas maluquices.

Estádios
O que falta é a Conmebol exigir estádios com qualidade. Não são poucos os exemplos de jogos em que a precariedade é absoluta. Na Europa, a Liga dos Campeões nos dá exemplo de como se valoriza uma competição. Claro que somos mais pobres. Mas podemos avançar na nossa Libertadores.

Leia outras colunas do Pedro Ernesto Denardin

*Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias