Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: "Lembranças do passado"

Título gaúcho de 1977 foi um dos momentos especiais da história do Grêmio

28/09/2017 - 07h00min

Atualizada em: 28/09/2017 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
 

O "gol do salto"
FINAL - Gre-Nal ¿ Campeonato Gaúcho de 1977.
Grêmio 1 x 0 Inter
Grêmio Campeão Gaúcho de 1977.
Depois de oito anos, o Grêmio, ao vencer o Inter por 1 a
0, no dia 25/09/1977, no Olímpico, sagrou-se campeão gaúcho. 
André Catimba, aos 42 minutos do primeiro tempo, fez o gol. Na comemoração, ¿o gol do salto¿, acabou se machucado.
Um tumulto no fim do Gre-Nal antecipou o término da partida.
Árbitro:  Luiz Torres (levou uma voadora nas costas).
Tocida:  torcedores exaltados pularam o fosso e invadiram o campo.
-
#ENVELOPE: 122820

O Grêmio comemora a passagem dos 40 anos da reconquista da hegemonia do futebol gaúcho em 1977. Foi uma grande vitória, à época, em face de tudo que vinha acontecendo. O Internacional, merecidamente, era octacampeão, tinha uma grande equipe e vencê-lo foi uma epopeia. Até porque era um clube que vinha de ser bicampeão brasileiro. 

Por isso, a comemoração foi grande e se estende até os dias de hoje. Mas, com o tempo, o Gauchão perdeu força e ambas as equipes começaram a se dedicar a competições maiores e com muito mais repercussão. Tanto que, em seguida, em 1979, o Inter veio a ser tricampeão do Brasileirão. 

Por outro lado, de forma pioneira, o Grêmio foi o primeiro clube gaúcho a ser campeão da Libertadores e mundial. O Inter, depois, também chegou lá. O Grêmio foi rebaixado e voltou. Os colorados que nos flauteavam diziam que time grande não cai. Pois caíram e agora estão voltando. Todos esses fatos  demonstram, à saciedade, o interesse dos nossos dois clubes por competições mais importantes, o que fez com que o Gauchão realmente perdesse força, o que, de certa forma, todos lamentamos. 

Rivalidade local

Aliás, há um ditado estadual que diz que o Gauchão só não tem importância para quem perde, mas, divirjo, pois, realmente, há competições maiores. No entanto, essa rivalidade local ainda oxigena nosso futebol, mesmo que, às vezes, prejudique o interesse por competições mais importantes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias