Dupla Gre-Nal



Opinião

André Baibich: é prudente esperar mais antes de derramar elogios sobre Nico e Patrick

Em começo de temporada, calma tem de ser a palavra de ordem quando se faz qualquer diagnóstico sobre um jogador

23/01/2018 - 07h00min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail
Ricardo Duarte

Evidente que as atuações de Nico López e Patrick contra o Novo Hamburgo deixam Odair e o torcedor do Inter esperançosos. Mas no terreno de conclusões apressadas das redes sociais, o bom desempenho dos dois já causa um clamor para que sejam titulares, como se suas movimentações interessantes no Vale permitam traçar avaliações definitivas.

Em começo de temporada, calma tem de ser a palavra de ordem quando se faz qualquer diagnóstico sobre um jogador. Nico tem trajetória de um talento que funciona em lampejos desde que chegou ao clube. Não se sabe se a boa performance do final de semana foi mais um deles ou o início de um crescimento mais sustentável. 

Sobre Patrick, sabe-se da boa temporada que fez no Sport. Mas o 2017 por lá, mais um bom jogo de Gauchão aqui, são suficientes para taxá-lo como um acerto da direção?

Complicado. Ao mesmo tempo em que é, por se tratar de uma competição menor, um terreno fértil para testes, o Gauchão carrega a armadilha do enfrentamento de nível mais baixo. O leão nos nossos campos pode se tornar gatinho quando cruza o Mampituba. 

Nico e Patrick, portanto, têm de repetir esses desempenhos com consistência antes de merecerem elogios tão demorados de torcida e imprensa.

RESULTADISMO 1 — A calma que vale para avaliar Nico e Patrick também tem de valer para compreender os resultados do time de transição do Grêmio. Não é possível que se façam críticas tão contundentes a uma equipe que está lá para dar rodagem a jogadores jovens. O Grêmio não pode se deixar levar pelo "resultadismo" e abandonar o planejamento de dar o devido descanso aos seus titulares. O calendário é exaustivo demais para que os principais jogadores do grupo se desgastem em uma competição de menor importância.

RESULTADISMO 2 — As cobranças se justificam menos ainda porque há valores que têm se destacado, caso de Matheus Henrique, Pepê e Lima. Há evidentes problemas defensivos, o que pode ser corrigido. Mas os resultados (apenas dois!) não podem guiar um clima de terra arrasada. Tudo que não pode acontecer com uma equipe alternativa é sofrer com o conhecido ciclo vicioso de críticas fortes, que geram dúvidas e, depois, mudanças de rumo apressadas e descabidas.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias