Grêmio



No meio-campo

As credenciais da dupla que pode ser a surpresa do Grêmio no Gre-Nal 414

Renato pode escalar Arthur e Maicon desde o início no clássico deste domingo

15/03/2018 - 07h23min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Montagem sobre fotos de Lucas Uebel / Grêmio, Divulgação
Arthur e Maicon podem iniciar o Gre-Nal como titulares no domingo

Uma nova dupla de volantes pode ser a surpresa do Grêmio no Gre-Nal 414. Recuperado de lesão no tornozelo, Arthur ficou como opção no banco no último clássico. Mas pode iniciar no domingo ao lado de Maicon, uma parceria ainda invicta no time de Renato Portaluppi.

Nas cinco partidas em que eles começaram como titulares, o Grêmio não perdeu: foram quatro vitórias e um empate, com aproveitamento de 86%. Todos os jogos foram pelo Brasileirão, contra Atlético-MG, São Paulo, Vitória, Bahia e Fluminense. 

Na maioria deles, contudo, Maicon atuou mais recuado e Arthur exerceu a função de meia centralizado. No total, os dois já atuaram juntos 11 vezes, contabilizando também as partidas em que um deles ingressou no segundo tempo: obtiveram oito vitórias e três empates, ou 81% de aproveitamento.

O que impediu uma maior sequência juntos foi o alto índice de lesões de Maicon na última temporada. Justamente no momento em que Arthur despontava com grandes atuações, o capitão ficou afastado da equipe. Mesmo fora, no entanto, o experiente volante não deixou de dar forças ao garoto, que trilhava os primeiros passos que o levariam para a Seleção, ao tri da América e ao acerto com o Barcelona.

— O Maicon é um grande jogador, quando comecei a carreira como profissional ele me abraçou. Chamo ele de ídolo, me ajudou muito. Claro que podemos jogar juntos, mas deixo a bronca para o Renato. O Maicon brincou que ele é bem pago para escalar — avalia Arthur.

A possibilidade de ver a dupla em campo deixa Iúra, ex-meio-campista do Grêmio, empolgado. Em sua avaliação, a parceria entre Maicon e Arthur deixaria a transição ofensiva da equipe em um patamar superior.

— Se os dois conseguirem jogar juntos, o Grêmio ganhará muito com isso. Vai agregar a qualidade e a juventude do Arthur com a experiência do Maicon. O meio-campo ganha mais organização e saída de bola com qualidade. São dois jogadores que podem ser titulares em qualquer time do Brasil — observa Iúra.

Ex-volante vice-campeão da América pelo Grêmio em 2007, Sandro Goiano também aprova a dupla Maicon e Arthur. Mas faz uma ressalva para a utilização no Gre-Nal do jovem volante, que só atuou por 13 minutos nesta temporada contra o São Paulo-RG.

— Gosto muito do Arthur, é um dos melhores da posição no futebol brasileiro. O que ele pode sentir é o ritmo de jogo, já que ficou muito tempo sem atuar pela lesão. Como o Grêmio jogará em casa, precisando fazer resultado, é uma ótima opção. O Maicon mostrou boa marcação no Gre-Nal e também saiu para o jogo, teve chegada na frente. Tem tudo para dar certo — entende Sandro.

Apesar da qualidade de Maicon e Arthur, o ex-volante Luís Carlos Goiano, campeão da América pelo Grêmio em 1995, observa que a escalação da nova dupla pode reduzir o poder de marcação no meio-campo. Mas também destaca os ganhos que a equipe pode ter.

— Eles são dois grandes iniciadores de jogadas. Mas é complicado não ter um volante que tira a bola do adversário. Se você pega um time que te ataca com intensidade, você pode sofrer algum revés ali atrás — adverte Goiano, que completa:

— Como o Grêmio hoje é um time que propõe o jogo, eles podem jogar juntos. A equipe pode sofrer em alguns momentos, mas se tiver a defesa bem ajustada, o time ganha muito em saída de jogo e causará preocupação aos adversários.

Ainda não tem o app Gremista GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão!   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias