Grêmio



Bola no pé

A dupla que encanta o Brasil e rege o Grêmio de Renato Portaluppi

Volantes Arthur e Maicon fazem parceria afinada e se destacam pela precisão nos passes

04/05/2018 - 15h40min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio, Divulgação
Arthur e Maicon se destacam pela precisão nos passes

As atuações vistosas e de alta posse de bola do Grêmio que encantaram o país nos últimos jogos passam pelo alto nível da parceria formada por Maicon e Arthur no meio-campo. Com os dois volantes lado a lado em campo neste ano, o time de Renato Portaluppi ainda não teve derrotas: foram oito vitórias e dois empates. 

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

As estatísticas individuais da dupla também chamam a atenção principalmente quanto ao aproveitamento de passes: neste ano, Arthur acertou 97% e Maicon teve sucesso em 95% das tentativas. Números que poucos jogadores do futebol brasileiro conseguem atingir. 

Para o ex-volante e meia gremista Iúra, a dupla consegue, por ter a bola quase sempre no pé, dar maior proteção ao sistema defensivo. Tanto que, em 10 jogos com Arthur e Maicon juntos, a equipe foi vazada apenas uma vez, no empate em 1 a 1 com o Avenida.

— Craques sabem jogar juntos. Nos grandes times, como a Seleção de 1970 ou o Flamengo do Zico, isso ficou comprovado. Com o Arthur ao lado, o Maicon teve um crescimento incrível e hoje é o grande nome do meio-campo. O futebol tem que ser jogado com a bola no pé, e os dois sabem fazer isso muito bem — analisa Iúra.

O ex-volante cita outro fator que contribui para o bom desempenho da dupla de meio-campo gremista. Para Iúra, a movimentação que Luan faz na linha de meias, à frente de Arthur e Maicon, é decisiva para que o atual modelo de jogo do Grêmio tenha sucesso.

— Se você não tem um jogador como Luan flutuando e abrindo espaço, não daria tão certo. O que diferencia o Grêmio dos outros times é que Arthur e Maicon fazem andar de pé em pé e o Luan faz com que a defesa adversária se preocupe com ele. Assim, abre espaço para que os volantes possam chegar à frente junto com o Ramiro e o Everton — entende Iúra.

Na avaliação de Maicon, sua parceria com Arthur também dá certo por ser um aprendizado mútuo. O capitão diz que o garoto de 21 anos se comporta da mesma forma em campo apesar de estar praticamente vendido ao Barcelona - o clube espanhol tem até 15 de julho para confirmar a opção de compra.

Craques sabem jogar juntos. Nos grandes times, como a Seleção de 1970 ou o Flamengo do Zico, isso ficou comprovado

IÚRA

Ex-volante e ex-meia do Grêmio

— A gente joga com a bola no pé quase 90 minutos, dificilmente a gente vai estar correndo atrás. Pela maneira que nosso time atua, a marcação lá na frente facilita muito para a gente. Se perdeu, pressiona. Não temos características de pegada, mas com a bola no pé a gente sabe o que faz — explica Maicon.

O capitão também identifica fundamentos em que pode ajudar o parceiro a evoluir. Segundo Maicon, Arthur pode ter melhor desempenho na marcação, o que o tornaria um jogador completo.

— Com a bola no pé ali atrás, digo que ele é o Cristiano Ronaldo e o Messi juntos, um craque. Mas pode melhorar na marcação, ele é novo e tem muito tempo para isso. Imagina ele marcando e jogando, ninguém para ele mais dentro do campo. Também estou ali para aprender com ele, a gente está tentando formar uma dupla que fique marcada na história do clube — diz Maicon.

A dupla em 2018

10 jogos
8 vitórias
2 empates
24 gols feitos pelo time
1 gols sofrido pelo time

Os números de cada um no ano

Arthur
13 jogos
3 gols
928 minutos
937 passes certos (24 errados)
97% aproveitamento de passe
6 finalizações certas (5 erradas)
12 desarmes
1 assistência
0 cartão amarelo

Maicon
17 jogos
2 gols
1409 minutos
1512 passes certos (75 errados)
95% aproveitamento de passe
6 finalizações certas (13 erradas)
29 desarmes
1 assistência
1 cartão amarelo

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias