Grêmio



Na Arena

O que os selecionáveis do Grêmio podem mostrar a Tite contra o Cerro Porteño

Equipe de Renato Portaluppi tem quatro nomes que brigam por vaga na Copa da Rússia

01/05/2018 - 09h30min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Montagem sobre fotos de Lucas Uebel, Grêmio
Grohe, Luan, Arthur e Grohe sonham com convocação para a Copa

Acomodado em uma das poltronas dos camarotes da Arena, Tite terá muitas atrações para observar em Grêmio x Cerro Porteño às 19h15min de hoje. Ao menos quatro gremistas ainda brigam por uma vaga no grupo de 23 jogadores que representará a Seleção Brasileira na Copa da Rússia: Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Arthur e Luan. 

O técnico Renato Portaluppi deseja ver todos seus selecionáveis convocados para o Mundial. Hoje à noite, no jogo em que o Grêmio pode assumir a liderança do Grupo A da Libertadores, o treinador dá a receita:

— Se eles estão sendo lembrados e cogitados, é pelo que estão fazendo dentro de campo. Então, não precisam fazer nada de diferente. Não precisam inventar nada.

O mais próximo de se garantir na lista de Tite hoje é Geromel. Atuando em alto nível desde sua chegada ao Grêmio, o zagueiro se consolidou como um dos melhores da sua posição no país e tem o grande desempenho contra o Real Madrid de Cristiano Ronaldo no Mundial de Clubes como cartão de visitas. Além disso, seu principal concorrente pela vaga, que é Rodrigo Caio, do São Paulo, está se recuperando de lesão no tornozelo. Segundo Marcelo Barreto, comentarista do SporTV, a convocação de Geromel é quase certa.

— Acredito que ele irá para a Copa, está atropelando os concorrentes pela vaga. Com o alto nível e a maturidade que têm, torna-se o cara perfeito para ser reserva em uma Copa. Se tiver que entrar, não vai sentir o peso da camisa e nem ficar nervoso — avalia Barreto.

As chances de Arthur também são bem cotadas na imprensa do centro do país. O comentarista Eugênio Leal, do canal Fox Sports, entende que o volante tem espaço entre os 23 ungidos para a Copa. Ainda assim, a concorrência é dura.

— A grande credencial do Arthur é sua qualidade no passe. O Tite está buscando jogadores que possam suprir a função do Paulinho e do Renato Augusto no meio-campo. É um jogador com futuro gigantesco, poderia pegar experiência em um Mundial — observa Leal.

— Acho que o Arthur não vai estar na lista, mas poderia. Ele está disputando vaga com o Fred, do Shakhtar, que aproveitou a chance que teve no momento em que o Arthur estava machucado — opina Barreto.

As chances de Marcelo Grohe e Luan são, de fato, menores. No caso do goleiro, a tendência é de que perca a terceira vaga para Cássio, do Corinthians, que, além do alto nível que tem mostrado, tem a vantagem de ter sido o goleiro de confiança de Tite no clube paulista nas conquistas da Libertadores e do Mundial em 2012.

— O Grohe mostrou no título do Grêmio na Libertadores que é um ótimo goleiro. Mas a concorrência é mais difícil, porque Alisson e Ederson estão quase garantidos na lista e, dos que jogam no Brasil, o Tite tem dado mais oportunidades ao Cássio — explica Leal.

Para Luan, apesar de ter sido eleito o Rei da América no ano passado, pesa contra a falta de experiência contra adversários europeus. Ao contrário de Geromel, o meia-atacante não conseguiu se destacar na final do Mundial contra o Real Madrid.

— Ele deveria ser mais testado em um cenário internacional para disputar a Copa. Talento a gente sabe que ele tem, mas precisaria de capacidade de quebrar linhas em um nível superior. No Brasil, com a bola no pé, ele decide o jogo e consegue se destacar sem ter o grau de exigência que enfrentará numa Copa. Falta um pouco de velocidade, algo que o Luan poderia aprender na Europa — analisa Barreto.

Ainda não tem o app Gremista GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão!   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias