Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: "O ideal para as equipes é mesclar jovens com atletas mais experientes"

Com essa fórmula, o Tricolor obteve inúmeros títulos

07/12/2018 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
Jovens como Leonardo Gomes, 22 anos, e experientes como Maicon, 33 anos, tem de compor o grupo de jogadores

O Grêmio buscará contratações para 2019. Creio que há experientes e conhecedores de futebol no clube para que optem por nomes dentro dos padrões financeiros, considerando, por igual, uma série de aspectos. 

Nem me refiro à qualidade técnica, que é circunstância básica para integrar um elenco do nível do Grêmio. Ainda assim, penso que há outros requisitos. Há de se considerar na contratação características que complementem os atuais jogadores. O ideal, e sempre imaginei que deva ser assim, é a mescla entre jovens vindos da base e outros mais experientes. Com essa fórmula, o Tricolor obteve inúmeros títulos. 

Quero dizer com isso que não se pode formar um grupo com ampla maioria de inexperientes, mesmo de ótima qualidade, em face da dificuldade que tais jovens, de maneira geral, têm de aclimatação numa equipe profissional de alta competitividade. Pesa a responsabilidade. 

Verdade

Por outro lado, não considero ideal que seja formado time composto por maioria absoluta de experientes, com idade excessivamente madura, para atuar todos juntos. Por isso, penso que o ponto de equilíbrio é, sem nenhuma dúvida, o pressuposto mais adequado. 

Assim, devemos ter um time nem tão jovem, que sinta a questão emocional, a eventual responsabilidade de vestir uma camisa como a do Grêmio, nem tão maduro, que careça de força física para responder à competição mais forte. Dessa forma, retorno ao início, acreditando que os responsáveis pela formação do futebol gremista estejam cientes dessa verdade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias