Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: "Ranking da Conmebol é importante porque é baseado em fatos e números"

No caso do River Plate, quem eles prefeririam enfrentar: Boca Juniors e Grêmio, segundo e terceiro da lista, ou o 25º colocado?

19/12/2018 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
River travou duas guerras na Libertadores deste ano, contra Grêmio e Boca

Muito embora alguns "sábios", que nunca entraram num vestiário e jamais assistiram a uma preleção de um técnico de futebol, afirmem que a colocação num ranking sul-americano não é importante, ouso, respeitosamente, discordar. Afinal, ideias não são metais que se fundem. Logo, tratam-se de meros palpiteiros, sem conhecimento prático. 

Mas respeito manifestações divergentes, por mais vazias que sejam. E tento ilustrar a importância do ranking da Conmebol, porque é baseado em fatos e números. Serve para que as equipes possam avaliar adversários, mesmo que futebol se ganhe dentro do campo. Ou quase sempre — o jogo do Grêmio contra o River é um exemplo da falcatrua que aconteceu fora do campo. Mas espero que seja exceção. 

Retomando, no caso do próprio River Plate, quem eles prefeririam teoricamente enfrentar? Duas guerras, como foram contra Boca Juniors e Grêmio, nesta Libertadores, segundo e terceiro do ranking, ou o 25º colocado? Claro que isso é tese, mas trata-se de um argumento para ser bem avaliado. 

Isso, obviamente, não quer dizer que uma equipe mal colocada no ranking não possa vencer o primeiro classificado. Muitos fatores estão envolvidos no futebol.

Grupo difícil

Seguindo esse critério subjetivo, penso que o grupo que foi sorteado para o Grêmio é extremamente difícil, porque, salvo aquele clube que ainda não foi classificado, os demais – Universidad Católica, do Chile, e Rosário Central — são experientes e tradicionais em nível de Libertadores. E o próprio Rosário Central já derrotou o Grêmio alguns anos atrás. Logo, vamos nos preparar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias