Cacalo: o Var secreto - Grêmio - Esporte - Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

Paixão Tricolor15/06/2019 | 08h00Atualizada em 15/06/2019 | 08h00

Cacalo: o Var secreto

A autossuficiência, a prepotência e a arrogância não permitem que árbitros assumam eventuais equívocos

Cacalo: o Var secreto Tadeu Vilani/Agência RBS
Ao contrário do voleibol e do tênis, onde todos os assistentes são testemunhas dos fatos, no futebol, é secreto Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS
Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins

cacalo@diariogaucho.com.br

Faço questão de frisar que sou, francamente, a favor da utilização da utilização do árbitro de vídeo, o famoso VAR. Quem poderia ser contra um método que resolveria as dúvidas? Mas tudo acaba esbarrando no limite da capacidade humana de cometer equívocos e enxergar aquilo que preferem. 

Leia mais
Confira os jogos da base do Grêmio durante a parada do time profissional
Ex-goleiro do Grêmio acerta com time da Bulgária
O motivo que fez o Grêmio adiar o anúncio da contratação de David Braz

Não exijo que os integrantes da arbitragem e do VAR sejam especialistas em matemática, geometria, direito, biologia, química ou filosofia. No entanto, necessitam, obrigatoriamente, ter um mínimo de conhecimento das regras de futebol. Ou por igual, sejam obrigados a realizar um exame ocular a cada temporada futebolística. 

Como são humanos, e estou dizendo o óbvio, são passíveis de erros. Mas a autossuficiência, a prepotência e a arrogância não permitem que assumam eventuais equívocos. Justificar erros sabidos com linhas imaginárias é um acinte e um escárnio com os esportistas. 

Erros lamentáveis

Mas o pior de tudo é o VAR secreto. Ao contrário do voleibol e do tênis, onde todos os assistentes são testemunhas dos fatos, no futebol, é secreto. Escondem-se atrás de circunstâncias que ninguém pode ousar discutir, salvo quando os erros são ridículos e visíveis a olho nu. Chegou o momento da democratização, das verdades virem à tona, das decisões serem testemunhadas pelo mundo esportivo. Chega de segredo para encobrir erros lamentáveis.

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão! 


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros