Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: os cuidados necessários para se lançar um jogador das categorias de base

É absolutamente proveitosa a ascensão de atletas jovens, mas tudo ao seu tempo

07/06/2019 - 12h01min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Pepê é um dos mais recentes lançamentos da base gremista

As categorias de base são um manancial de altíssimo nível para a formação do elenco profissional. Disso, não tenho nenhuma dúvida. Ocorre que a imensa maioria das pessoas se lembra somente dos jovens quando começam a surgir maus resultados e críticas em relação aqueles que estão jogando. 

É absolutamente salutar e proveitosa a ascensão de jogadores vindos da base. Tudo, porém, tem o seu tempo. Há de se ter muita cautela e uma avaliação de excelentes fundamentos para que atletas jovens e inexperientes alcancem a equipe profissional. 

Subir por subir, ou simplesmente por serem jovens, é prejudicial em todos os sentidos. Ainda mais quando forem taxados de soluções, em face de maus resultados. Na minha ótica, uma equipe vitoriosa deve ser formada por uma mescla de jovens e experientes. Claro, todos com capacidade técnica. Falo por experiência própria. 

Salvadores da pátria

E mais do que isso, a ascensão de tais jovens emergentes deve se dar quando a equipe vive um bom momento. Entram naturalmente, acrescentam juventude e qualidade numa equipe que pratica um futebol seguro e vencedor. Deslancham, de imediato, e se tornam grandes jogadores. Jamais como salvadores da pátria.

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão! 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias