Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: Grêmio inicia nesta semana um teste de resistência

Tricolor e outras equipes brasileiras precisarão lidar com três competições ao mesmo tempo

24/07/2019 - 08h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Renato tem poupado titulares pelo Brasileirão

Começa nesta semana, especialmente para as equipes que estão na disputa das três importantes competições, um verdadeiro teste de capacidade física e da validade técnica dos elencos. Claro que alguns clubes, talvez a maioria, no quais se incluem a dupla Gre-Nal, estão preservando jogadores para ter cautela com a condição física. 

No entanto, faço questão de lembrar sempre que um campeonato de futebol envolve outras particularidades, deveras fundamentais no desempenho de uma equipe. E, pura e simplesmente, porque assisti a situações que recordo. Refiro-me a questão emocional dos atletas. Muitas vezes, o estado psicológico traz mais esgotamento do que o cansaço apenas físico. O desgaste da "obrigação de vencer", da competição propriamente dita, da necessidade de superar o adversário, obriga os clubes a providenciarem um trabalho especializado nesta valência. 

Por óbvio, há atletas que enfrentam de maneira diferente uns dos outros, e atingem estágios distintos neste desgaste. Acresça-se a isso, o já citado cansaço físico, que pode ser somatizado com a dificuldade de enfrentamento emocional. Muitos atletas sentem essa dificuldade. Isso é notório, quando se convive no dia a dia do esporte. 

Devidamente preparados

Até aqueles que estão próximos sentem da mesma forma esse abalo psicológico, mesmo que de forma menos intensa daqueles que têm a precípua responsabilidade de decidir uma partida ou um campeonato. Espero que os profissionais gremistas estejam devidamente preparados para ultrapassarem estas barreiras na busca de bons resultados e de um desempenho com a necessária maturidade. 

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão!  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias