Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: mais uma jornada heroica para o Grêmio

Aniversário do primeiro título da Libertadores me fez recordar alguns jogos históricos

29/07/2019 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Agência RBS / Agencia RBS
Em 28 de julho de 1983, time de Hugo de León (C) e Renato Portaluppi (D) conquistou a América pela primeira vez

Comemoramos no domingo (28) a conquista da primeira Libertadores pelo Grêmio e por um time gaúcho. Foi em 1983, quando decidimos o título contra o Peñarol. Houve muita comemoração e depois fomos campeões mundiais, também de forma pioneira. Mas, naquela Libertadores, o Tricolor participou da famosa "Batalha de La Plata", quando buscamos um resultado contra tudo e todos ante o Estudiantes, que nos levou à final da competição. 

Por isso, passei a recordar tantas outras jornadas heroicas. Na Libertadores de 1995, vencemos o Palmeiras por 5 a 0, em uma partida extraordinária. Naquele ano, fomos bicampeões da América. Contra o mesmo Palmeiras, pela Copa do Brasil, vencíamos por 2 a 0 no Parque Antártica e tivemos três atletas expulsos. Com uma atuação espetacular de Danrlei, mantivemos ainda um empate importante. 

E quem não se lembra da Batalha dos Aflitos, pela Série B, em 2005? Com sete jogadores em campo, vencemos o Náutico, tendo ainda dois pênaltis contra. Foi uma jornada gloriosa e talvez recorde mundial. Para citar mais uma, temos de referir a vitória da semana passada pela Libertadores, contra o Libertad. Em uma partida dramática, após termos Geromel expulso, o Grêmio teve força, garra e raça, além de qualidade, para fazer 2 a 0. Foi uma explosão popular na Arena. 

Rumo ao tetra

Neste 2019, estamos nos candidatando ao tetra da Libertadores. Não somos favoritos, mas nossos profissionais já demonstraram sua capacidade para buscarem mais um título. Antes, porém, precisamos confirmar a classificação na próxima quinta-feira, em Assunção.

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias