Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: em jogos não decisivos, Grêmio acaba com a defesa desprotegida

 Tenho notado que o Tricolor joga praticamente com o esquema 4-2-4

08/08/2019 - 09h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Volante Maicon não tem a marcação como característica principal e acaba sobrecarregado

Em algumas partidas, em que a vida não está sendo decidida, tenho notado que o Grêmio joga praticamente com o esquema 4-2-4. Isso facilita para os adversários porque o meio-campo fica muito pouco povoado. Além disso, Matheus Henrique e Maicon não são jogadores típicos de marcação, embora saibam fazê-lo. 

Quero dizer que não seriam aqueles volantes típicos de frente de área, o que não significa dizer que tais jogadores precisam ser de pouca qualidade. Sempre utilizo Dinho e Goiano como exemplos de marcadores que sabiam jogar muito bem. Alisson é um atacante que me parece esforçado para cumprir a função de jogador de meio-campo. Jean Pyerre, embora tenha origem de volante, tem jogado junto ao centroavante.

Dessa forma, a defesa fica um tanto desprotegida porque Matheus e Maicon saem muito do setor pela qualidade que possuem e os adversários chegam em condições de enfrentar diretamente os zagueiros. Quando a motivação é plena e a partida vale uma decisão, naturalmente, há uma outra postura. Isso não quer dizer que os atletas não tenham o mesmo profissionalismo e interesse, mas é inegável que o ser humano sabe o que realmente vale. 


Meio pode ser reforçado

De qualquer modo, penso que este meio de campo pode ser reforçado para que fique mais consistente, desafogue a defesa e, com equilíbrio, preste a devida assistência ao ataque. Há que se preencher um eventual vazio no meio-campo. Tenho certeza que Renato percebe as dificuldades do time e está sempre trabalhando para corrigi-las. A luta recomeça na semana que vem contra fortes adversários.

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão! 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias