Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: Renato Souza foi um dirigente vencedor e batalhador

Às vezes, sinto imensa vontade de escrever sobre pessoas que marcaram história no Grêmio

13/11/2019 - 09h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
Ex-dirigente sentiria orgulho pelo momento vivido pelo Grêmio

Às vezes, sinto imensa vontade de escrever acerca de pessoas muito importantes que participaram, ativamente, da gloriosa história gremista e que não tem sido lembradas. O clube foi fundado em 1903 e inúmeros presidentes tiveram atuação singular na construção desta história vitoriosa. Mas, infelizmente, fazem parte de um passado, quando deveriam ser lembrados eternamente. Quero me referir ao grande presidente Renato Souza. Mais do que um dirigente vencedor, foi um grande batalhador pelo clube. 

Sua atuação foi numa época em que somente os homens super dedicados ao Grêmio eram capazes de dirigi-lo, especialmente sem as equipes de apoio profissionais que existem atualmente. Para ele, não havia causa perdida  quando tivesse de defender os interesses do Grêmio. Sua dedicação foi tanta que, inclusive, foi apelidado de "poderoso chefão", ao comandar o clube. 

Na questão política, foi o primeiro a tentar abrir o Conselho Deliberativo para quem fizesse votos proporcionais nas eleições — método aplicado hoje em dia. Na minha época de presidência, Renato esteve sempre ao lado do clube em todos os momentos, assim como fizera com tantos outros companheiros. Lamentei muito seu passamento. Foi um homem que ficou marcado na história por seu trabalho, por sua honestidade de propósitos,  sempre defendendo os maiores interesses do clube mesmo que, eventualmente, contrariasse opiniões majoritárias. O Grêmio teve muitos ícones, mas Renato Souza, com certeza, foi um deles. Se ele visse o Grêmio  grande como é hoje certamente ficaria muito feliz e recompensado.

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão! 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias