Grêmio



Mania

Cacalo: virou moda a contratação de técnicos estrangeiros no Brasil

É um pensamento mágico acharem que, se for de fora do país, o profissional realizará um grande trabalho

26/12/2019 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Alexandre Vidal / Flamengo,Divulgação
Português Jorge Jesus é campeão Brasileiro e da Libertadores com o Flamengo

Parece que virou moda a contratação de técnicos de fora do país por alguns clubes brasileiros. E dois fatos me chamam a atenção. Ocorre que não há nenhuma novidade na contratação de profissionais estrangeiros. Vários clubes brasileiros, inclusive Grêmio e Inter, já haviam, em determinado momento, contratado treinadores de outro país. Mugica, Diego Aguirre, Fossati e outros tantos mais remotos. Alguns foram bem, muitos foram regulares e até sem nenhum brilho. 

Quero com isso dizer que é pensamento mágico acharem que, se for estrangeiro, realizará um grande trabalho. Tanto quanto os brasileiros, há profissionais bons e ruins. O fato de estarem superestimando a atuação de Sampaoli, que foi muito mal na seleção argentina, e Jorge Jesus, que foi muito bem no Flamengo, não desmerece em nada os técnicos nacionais, porque há nativos com trabalhos de excelência. Ouso dizer que com, o elenco do Flamengo, o técnico português, que foi competente, teve seu trabalho muito facilitado.

É preciso mostrar serviço

Nenhum destes dois estrangeiros citados, por exemplo, possuem a quantidade de títulos importantes como os conquistados por Felipão. Concluindo, penso que há bons profissionais de qualidade em todos os lugares e não seria pelo fato de ser estrangeiro, por si só, que os tornaria superiores aos técnicos nacionais. É preciso mostrar serviço e muitos brasileiros já mostraram.

 Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão! 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias