Tem se falado muito em um eventual retorno do craque Douglas Costa ao elenco gremista. O próprio atleta manifesta publicamente esse desejo, quando finalizar seu contrato com a Juventus, seu atual clube. Primeiramente há de se dizer que se trata de um grande jogador, de nível de Seleção Brasileira.
Leia mais
Romildo comenta possível retorno de Douglas Costa ao Grêmio: "No momento não tem nada em andamento"
Pausa necessária e jogos até janeiro: como presidentes de Grêmio e Inter veem calendário do futebol brasileiro
Grêmio avalia contratos para gastar "somente o essencial" durante parada
Porém, quero fazer uma análise genérica acerca da situação. De uma maneira geral, sempre fui contra o retorno de jogadores que deixaram o clube e alguns anos depois pretendem retornar. A questão começa pela ambição de um atleta, formado no clube ou não, mas que foi amadurecer ou se consolidar profissionalmente em outro. Lá, ganhou dinheiro, consagrou-se profissionalmente e, no final de carreira, volta ao clube de origem.
Conheço muitos exemplos que não aprovaram em seu retorno, poucos que deram certo. Isso tudo sem contar a idade com que o profissional retorna. Abordando o caso de específico de Douglas Costa, que reitera o desejo de voltar ao Grêmio, penso que é uma situação a ser bem avaliada.
Espera
Pode vir a ser a exceção no contexto que referi. O ideal seria que viesse agora. Até 2022, não saberemos as condições do atleta. Mas o presidente Romildo Bolzan foi claro, afirmando que por enquanto não há nada sendo tratado. Então, esperemos.