Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: a conquista mais marcante do Grêmio no Maracanã

Templo do futebol mundial chegou aos 70 anos

17/06/2020 - 09h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
José Doval / Agencia RBS
O empate em 2 a 2 com o Flamengo, diante de um Maracanã lotado, deu ao Grêmio o título da Copa do Brasil de 1997

O Maracanã sempre foi considerado o templo do futebol mundial. Inicialmente, por ser, durante muito tempo, o maior estádio do mundo e, depois da reforma, por uma série de outros motivos, especialmente as grandes partidas que sediou. Lá tivemos na sua inauguração para a Copa de 1950, a extraordinária vitória da Celeste Olímpica uruguaia, na final, contra a Seleção Brasileira, naquilo que ficou conhecido como "Maracanazo". 

Foi uma frustração geral no Brasil. Neste glorioso estádio, Pelé marcou seu milésimo gol. Transportando para os gaúchos, neste mesmo ano da inauguração — 1950 — o Grêmio foi o primeiro clube fora do Rio de Janeiro, a vencer um clube carioca, no caso o Flamengo. Muitos anos depois, com grandes jogos neste intervalo, o Juventude, de Caxias do Sul, conquistou uma Copa do Brasil sobre o Botafogo. 

No entanto, a mais marcante e extraordinária conquista de um clube gaúcho, com Maracanã lotado e contra o clube de maior torcida deste país, foi o título do tricampeonato da Copa do Brasil, em 1997, obtido pelo Grêmio. Eram cem mil flamenguistas apoiando Romário, Sávio e etc. Contra cinco mil gremistas junto ao imbatível esquadrão tricolor. 

João Antônio e Carlos Miguel marcaram os gols gremistas que nos deram o título. Foi uma conquista inesquecível, por ter sido no templo do futebol, lotado de torcedores adversários e contra o grande Flamengo da época. A festa foi grande e os gritos de "ah eu sou gaúcho" ecoaram pelo mundo futebolístico. Foi um feito inédito de um clube do Rio grande do Sul. Foi outro "Maracanazo".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias