Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: futebol brasileiro de volta

É dolorido vermos craques desfilarem suas qualidades para ninguém ver

19/06/2020 - 08h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
CBF,Divulgacao / CBF,Divulgacao
Embora todos queiramos ver a bola rolar, vamos pensar em eventuais consequências danosas

Na Europa, os clubes estão disputando suas partidas nas principais ligas com portões fechados. Alegam as autoridades que passou, ou está definitivamente passando, a pandemia. Ainda nesta quinta-feira (18), houve jogos dos campeonatos Português e Espanhol.

Mas é uma verdadeira tristeza assistirmos estádios vazios. O futebol é um esporte, atualmente também um negócio financeiro, feito para o grande público. Tanto que, na imensa maioria das partidas entre clubes grandes, sempre há significativa presença dos torcedores. É dolorido vermos craques desfilarem suas qualidades para ninguém ver.

Aqui no Brasil, tivemos o retorno da bola rolando com jogo do Flamengo. Os dirigentes rubro-negros exerceram enorme pressão para o retorno do futebol, acompanhados dos vascaínos. Fluminense e Botafogo permanecem radicalmente contra.

Ambas teses têm defensores, com diversos argumentos. Particularmente, penso que se há um mínimo risco para a saúde dos profissionais envolvidos, poderíamos ter um pouco mais de paciência. Vejam as diferenças. Aqui no sul, a dupla Gre-Nal pleiteia a liberação para treinos coletivos. E sabemos que os índices de incidência da pandemia são muito superiores em Rio e São Paulo.

O que fazer? Quem está com a razão? Cautela e um planejamento mais detalhado seria o mais adequado. Embora todos queiramos ver a bola rolar, vamos pensar em eventuais consequências danosas. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias