Grêmio



Puxão de orelha

Luciano Périco: a conversa que Renato Portaluppi precisa ter no Grêmio

Atuação contra o Novo Hamburgo deve servir de alerta para sacudir o vestiário antes do Gre-Nal

04/08/2020 - 10h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Técnico tricolor precisa lembrar ao garoto Jean Pyerre que qualidade técnica não é suficiente para ser um grande jogador

É inegável a maior qualidade do Grêmio em relação ao Novo Hamburgo. Por isso, as dificuldades que a equipe tricolor demonstrou na partida de semifinal do Gauchão acenderam um sinal claro de que algumas coisas precisam ser corrigidas. 

Não há explicação para os apagões recorrentes do time gremista, quando o próprio Renato Portaluppi, com razão, critica o grupo usando termos como "nana nenê" ou "deu mole". Lutar contra a falta de concentração é um baita desafio para o Tricolor.

É preciso também ajustar o meio-campo do Grêmio. Não falo em trocar peças, mas uma mudança na movimentação. A excessiva troca de passes laterais na saída de bola empaca a equipe. Precisa de mais verticalidade.

Voltar a escalação de três volantes não me parece a solução ideal. A figura do articulador é fundamental. E há ainda outro detalhe, talvez o mais importante: Jean Pyerre precisa se dar conta de que a sua qualidade técnica superior não é suficiente para ser um grande jogador.

Potencial, ele tem se sobra. Só que necessita estar mais ligado nas partidas, ajudar os parceiros de meio-campo nas tarefas de marcação. Certamente, Renato já puxou a orelha do guri. 

Na origem, Jean Pyerre era segundo volante. Por cacoete, pisa pouco na área. Como meia, tem de chegar mais próximo dos homens da frente. Tudo é questão de conversa e ajuste.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias