Grêmio



Só um ponto

Luciano Périco: empatar é a sina do Grêmio de Renato Portaluppi no Brasileirão

Junto com o Botafogo, Tricolor é a equipe que teve mais resultados de igualdade na competição

21/09/2020 - 07h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Ferreira fez o gol no empate com o Palmeiras

Lucas Silva, Darlan e Matheus Henrique no meio-campo. Esta foi a escolha de Renato Portaluppi para começar o duelo contra o Palmeiras, na Arena. A ideia nítida do treinador foi fechar a casinha. Principal objetivo era aumentar o poder de marcação no setor. Até deu certo. Mas ficou a imagem do cobertor curto. Se o Grêmio ficou firme na defesa, faltou criatividade no meio-campo. Robinho, que até teve boa atuação, não é o jogador da articulação.

Se ficou mais forte defensivamente com a escalação do tripé de volantes, Diego Souza acabou muito isolado na frente brigando com Felipe Melo e Gustavo Gómez. As jogadas pelos lados pouco contribuíram para a força ofensiva. O invicto time de Vanderlei Luxemburgo pouco ameaçou a meta de gremista na etapa inicial. Apenas um chute de Gabriel Menino, que explodiu em Matheus Henrique. As melhores oportunidades foram com uma falta cobrada por Lucas Silva e um chute de Alisson.

No segundo tempo, Renato optou por colocar mais atacantes, sacando homens do meio e colocando Ferreira, Isaque e Guilherme Azevedo na frente. O Verdão abriu o placar com um belo gol marcado por Raphael Veiga. No embalo, só nos acréscimos, o Tricolor conseguiu o empate através de Ferreira, após cobrança de escanteio. O gol fez justiça no placar. Mesmo que não tenha sido um bom resultado, a equipe gremista não merecia ser derrotado na Arena. No Brasileirão, fica no meio da tabela com 13 pontos, tendo sete empates em dez jogos. É pouco!

Ainda há muito a melhorar. O Grêmio atual ainda é uma caricatura daquele time que botava o terror nos adversários. Renato está procurando um novo caminho. Não dá para descartar a formatação mais cautelosa para o clássico de quarta-feira (23). Na entrevista coletiva, o técnico bateu na mesma tecla reclamando dos desfalques por lesão. Pode parecer apenas desculpa, mas na realidade jogadores importantes como Geromel, Kannemann, Maicon, Jean Pyerre e Pepê acabam fazendo muita falta. Para o Gre-Nal pela Libertadores, alguns reforços podem ser agregados. A grande preocupação é na zaga, sem Paulo Miranda e David Braz, suspensos. Difícil ainda projetar a escalação que inicia o jogo. Pela situação da tabela, mesmo tendo a possibilidade de ser ultrapassado pela Universidad Católica-CHI ou América de Cáli-COL, caso uma das equipes vencer o duelo entre elas, o empate não é mau negócio para o Grêmio. A decisão contra os dois estrangeiros será em Porto Alegre.
 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias