Grêmio



Retomada de desempenho

Luciano Périco: Renato Portaluppi à procura de um protagonista no Grêmio

Treinador terá de encontrar alternativas para reencontrar o bom futebol da equipe

15/09/2020 - 07h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
Técnico gremista precisa achar alternativas para voltar o alto desempenho do time

O principal desafio que o Grêmio tem no ano é voltar a ter o desempenho das últimas temporadas. O futebol de qualidade do time de Renato Portaluppi desapareceu. Os gols escassearam. A defesa tem vazado. A equipe se mostra burocrática, previsível e sem alternativas durante os jogos. O treinador gremista insiste com o discurso de que a bola não está entrando ou que os adversários jogam muito fechados. Na verdade, tem faltado repertório de jogadas. Para termos uma ideia, nos últimos jogos na Arena, o Tricolor não venceu contra Caxias, Corinthians, Sport e Fortaleza.

Um detalhe fundamental não pode ser esquecido. A saída de Everton, para o Benfica, retirou do Grêmio o personagem principal da equipe. Quando a coisa estava complicada, somente o Cebolinha tinha o lance mágico para resolver a parada, com sua velocidade, seus dribles desconcertantes e chute potente a gol. Era o termômetro do time. O Tricolor vai precisar aprender a viver sem o atacante.

No atual grupo, quem pode assumir o protagonismo? Pepê tem o fardo de ser o substituto imediato de Cebolinha. Tem qualidade, mas vai precisar de tempo para se formar. Diego Souza é o goleador na temporada. Quando a bola chega, o fazedor de gols tem feito a sua parte. O problema é o desabastecimento para decidir. Em termos de qualidade, Jean Pyerre tem muito a contribuir. Ele precisa se convencer que pode ser o cara do time, a referência técnica do Grêmio. A tentativa com Thiago Neves não deu certo.

Atormentado pelos problemas físicos, Maicon não consegue ter uma sequência de jogos. Alisson parece acomodado com a função de coadjuvante. Não que seja um problema. Só que ele precisa contribuir mais ofensivamente. 

Das novidades, o novo Everton está em processo de ambientação. Isaque parece ser o mais promissor. Ainda precisa sequência para amadurecer. Luiz Fernando e Robinho chegaram agora. E Ferreira pode começar a ganhar espaço. Depois de uma longa novela, precisa mostrar o que prometeu nas primeiras atuações. Talvez os dirigentes gremistas tenham que trazer o novo personagem principal para o Grêmio. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias