Grêmio



Estagnado

Luciano Périco: o discurso negacionista que atrapalha a vida do Grêmio

Tricolor não vence há seis jogos no Brasileirão

02/02/2021 - 07h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Time de Renato Portaluppi venceu pela última vez no Brasileirão contra o Bahia, no início de janeiro

Óbvio que o Grêmio teve mais dificuldades contra o Coritiba por causa da ausência de inúmeros titulares. Somente Alisson e Jean Pyerre estavam em campo dos 11 ideais de Renato. Por isso, é preciso dar um desconto. Só que também é necessário lembrar que o Coxa está praticamente rebaixado e é um adversário muito fraco. Mesmo descaracterizado, o Tricolor deveria ter vencido no Couto Pereira. Mais um empate para lamentar.

Um fato preocupante é que a última vitória do Grêmio no Brasileirão foi contra o Bahia, na Arena, no dia 6 de janeiro. Depois foram empates contra Fortaleza, Palmeiras, Atlético-MG e Coritiba, além das derrotas para Inter e Flamengo. Apenas quatro pontos conquistados em 18 disputados. É muito pouco para o poderio gremista. Os erros repetidos acabam gerando um desempenho insatisfatório.

Da porta para fora do vestiário, quando se manifesta em suas entrevistas, o técnico Renato Portaluppi tem se notabilizado por um discurso negacionista do mau momento, falando o contrário do que todo mundo está vendo em campo. Desvia o foco. Óbvio que é possível entender que o treinador não queira expor externamente os problemas da equipe. Mas imagino que seja necessário uma cobrança interna muito forte.

A impressão que fica é que o grupo gremista parece estar em uma zona de conforto, que não consegue engrenar durante a temporada. Além disso, Renato usa a decisão da Copa do Brasil — na qual o Grêmio chegou com todos os méritos — como um escudo para atenuar as críticas pela campanha irregular no Brasileirão

Até o primeiro duelo contra o Palmeiras, dia 28, é fundamental buscar a retomada. Não adianta dizer que o time está na final e não apresentar evolução do futebol até lá. Os últimos jogos da maratona dos pontos corridos precisarão ser de retomada para o Grêmio. Por mais que a decisão seja no mata-mata, onde tudo pode acontecer em 180 minutos, é uma certeza que o Tricolor precisa melhorar muito para encarar o Verdão.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias