Grêmio



Paixão tricolor

Cacalo: o prêmio por vitória para os jogadores do Grêmio

Estímulo transmite aos profissionais sensação de confiança nos seus dirigentes

22/10/2021 - 09h00min

Atualizada em: 22/10/2021 - 09h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
Dênis Abrahão é quem comanda o futebol tricolor

Foi noticiado que o departamento de futebol do Grêmio aumentou o chamado "bicho" por vitórias nas atuações do time. O que sabemos é que as premiações foram ajustadas no início da competição e envolvem uma série de eventuais conquistas. 

O "bicho" é uma instituição muito antiga no futebol. Antes tinha mais relevância, já que os salários mensais tinham um determinado limite e os tais prêmios serviam para um visível acréscimo nas remunerações. Não havia quem trabalhasse sem receber incentivo por vitória. 

Com o passar do tempo, os ganhos mensais alcançaram vultuosas quantias e os bichos passaram a ser um pequeno acréscimo. Particularmente, penso que o recebimento de prêmios busca atingir, igualmente, um outro sentido. 

O caráter psicológico tem muito mais influência do que o valor propriamente pago. Claro que na realidade essa importância tem sua representatividade, porém, como disse, inferior no contexto em face dos altos salários. 

O estímulo decorrente do pagamento de tais prêmios, transmite aos profissionais sensação de confiança nos seus dirigentes e, por menor que sejam os valores comparativamente com as remunerações mensais, os profissionais sentem-se valorizados e responsáveis pelo exercício de sua atividades. 

Mesmo que não faça ninguém jogar melhor do que o seu normal, nem enriquecer com os prêmios isoladamente, o estímulo emocional alcança também a dignidade profissional do atleta. E, numa hora difícil, isso conta muito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias