Grêmio



Paixão tricolor

Cacalo: nova data corretamente marcada para o Gre-Nal 435

Federação agiu corretamente, sem qualquer interferência nos critérios do campeonato

01/03/2022 - 07h00min

Atualizada em: 01/03/2022 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Clássico era para ter ocorrido no sábado (26), mas precisou ser adiado por conta do ataque ao ônibus do Grêmio

Penso que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) agiu corretamente marcando a nova data do Gre-Nal 435, sem que haja interferência em qualquer dos critérios do campeonato. A questão dos cartões amarelos e vermelhos fica mantida igual, conforme as regras da competição. 

Por outro lado, confesso a minha perplexidade diante do que ouvi que teria sido, e falo no condicional, a manifestação do Tribunal de Justiça Desportiva. Parece que alguém teria afirmado que o TJD gaúcho iria aguardar o resultado das investigações policiais sobre o atentado ocorrido.

Ora, todos sabemos que são matérias distintas, independentes uma da outra, a decisão esportiva e a policial. Não vejo motivo relevante para que uma espere a outra. Os autores merecem ser punidos pela tentativa de homicídio dentro do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, punição essa que, por força de farta jurisprudência, deverá ser estendida a quem mais tenha tido responsabilidade sobre o fato lamentável.

Uma investigação e um inquérito policial demandam algum tempo para serem resolvidos e uma eventual condenação penal, a rigor, não necessita interferir na condenação desportiva. Quem praticou o ato terá uma punição branda na Justiça Desportiva, mas, pela gravidade, o autor e demais responsáveis poderão ser punidos pelo Código Penal.

Vamos esperar que tudo se resolva em paz, que o Gre-Nal seja disputado somente na bola, sem rancores, mas que os responsáveis pelo atentado sejam rigorosamente punidos. E sem demora.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias