Inter



72 anos de praia

Inter aposta em zaga experiente com Índio e Juan

Índio,38 anos, e Juan, 34, formam a dupla de zaga contra o América-MG a partir das 21h50min. Rodagem da dupla é aposta de Dunga no confronto pela Copa do Brasil

10/07/2013 - 07h57min

Atualizada em: 10/07/2013 - 07h57min


José Augusto Barros
Enviar E-mail

Numa competição em que evitar levar gol em casa é fundamental, o Inter conta com dupla de zaga de respeito - e experiência - para cumprir a missão hoje, contra o América-MG, em Caxias do Sul, pela Copa do Brasil.


Dunga aposta em Índio, 38 anos, e Juan, 34 anos. Até porque o técnico pretende evitar a rotina dos últimos três jogos do Brasileirão, quando o time levou seis gols.


Espelho para o restante do time


Ontem, após o último treino antes do jogo, Dunga saiu em defesa dos zagueiros.


- As críticas sempre existirão. A zaga tem que ter equilíbrio, claro. Mas não foi a zaga que tomou os gols, foi o time inteiro - afirmou o comandante colorado.


Os dois zagueiros, aliás, são exemplos para o restante do grupo. Juan, depois de mais de uma década na Europa, desembarcou no Beira-Rio no ano passado com duas Copas do Mundo no currículo. Passado o período de adaptação, voltou a ser o zagueiro sóbrio e com excelente tempo de bola. Era da confiança de Dunga na Seleção. O que Índio virou nestes seis meses de convívio com o técnico no Inter.


- É exemplo, espelho para os mais jovens. Mesmo quando não estava jogando, o Índio era otimista. Os mais jovens se espelham nele - afirma Dunga.


Elogios do chefe


O técnico fez questão de enaltecer não só o tão propalado aguerrimento de Índio, mas também sua competitividade e sua técnica: 


- Um jogador com a idade do Índio, não é só pela garra que está aí. É pela competitividade, pela técnica que tem. É o zagueiro que mais fez gols pelo Inter.


Além do desempenho em campo, os dois são modelos para os demais. Rodrigo Moledo, que antes de trocar o Inter pelo Metalist, da Ucrânia, chegou à Seleção Brasileira, fez questão de elogiar os "professores-zagueiros" com quem atuava no no Beira-Rio:


- O Índio sempre me apoiou, me deu força e orientou. E o Juan vem sendo um grande companheiro de zaga. Sempre fui fã do futebol dele.


Índio


38 anos

(Maracaí-SP, 14/2/1975)

1,80m


Estreia no Inter - 23/1/2005 - Esportivo 1x1 Inter (Gauchão)


Jogos pelo Inter - 368

Gols - 33


Ano a ano


1996 - Aos 21 anos, defende o Novorizontino-SP. 


1999 - Em outubro, enfrenta o Inter, atuando pelo Botafogo de Ribeirão Preto.


2002 - Após passagem pelo Botafogo-SP, chega ao Juventude. 


2003/2004 - Após passagem frustrada pelo Palmeiras, em 2003, volta ao Ju. 


2005 - Chega ao Inter e vence seu primeiro Gauchão. Ainda é vice-campeão nacional, em uma grande campanha do Inter.


2006 - Índio vive seu grande ano quando o Colorado conquista a América e o Mundo. Ainda faturou a bola de prata da Placar como melhor zagueiro do Brasileirão.


2007 - Campeão da Recopa. 


2008 - Campeão da Copa Sul-Americana. 


2009 - Campeão gaúcho.


2010 - Em agosto, chega a 27 gols pelo Inter, superando a marca de Figueroa, autor de 26 gols. No mesmo ano, é bicampeão da Libertadores. 


2012 - Juan, liberado pela Roma, chega ao Inter e encontra-se com Índio, mas os dois não jogam juntos.


2013 - Com a saída de Bolívar, que rescindiu contrato, Moledo ganha de vez a posição ao lado de Juan, enquanto Índio passa boa parte do semestre em recuperação de cirurgia no joelho. Só com a saída de Moledo para o Metalist ganha a vaga.


Juan


34 anos (Rio de Janeiro, 1º/2/1979).


Estreia no Inter - 19/08/2012 - Portuguesa 1x1 Inter, pelo Brasileirão.


Jogos pelo Inter - 29


Gols - 4


Ano a ano


1996 - Aos 17 anos, é promovido aos profissionais do Flamengo e assume como titular. É campeão carioca.


1999 - É campeão da Copa Mercosul com o Fla, marcando gol no primeiro jogo da final, contra o Palmeiras. Volta a ser campeão carioca. 


2002 - É vendido ao Bayer Leverkusen/Ale. 


2004 - Ganha a confiança de Parreira na conquista da Seleção na Copa América. Na decisão contra a Argentina, anotou o último gol na decisão de pênaltis. 


2005 - É um dos destaques da Seleção nas Eliminatórias e na Copa das Confederações, vencida pelo Brasil.


2006 - Foi um dos poucos destaques da Seleção na Copa da Alemanha. 


2007/2008 - É vendido para o Roma. Conquista a Copa da Itália e da Supercopa da Itália. Pela Seleção de Dunga, é campeão da Copa América, sendo capitão na final contra a Argentina, na vitória por 3 a 0. 


2009 - Conquista a Copa das Confederações pela Seleção, mas se machuca em meio a competição. 


2010 - Juan disputa a Copa do Mundo e tem mais um bom desempenho. 


2012 - Deixa a Roma e chega ao Inter. 


2013 - Conquista o título gaúcho, o primeiro pelo Inter.


Dia do Inter


DAMIÃO FICA - O Inter não aceitou proposta de 18 milhões de euros (R$ 52 milhões) do Napoli e não pretende se desfazer de seu goleador na janela de agosto. A afirmação é do vice de futebol do Inter, Luís César Soutto de Moura: 


- A disposição do Inter é de não vender o jogador. Mas não podemos nos furtar de ouvir. Foi uma proposta verbal trazida da Europa pelo procurador do jogador. 


SEM REFORÇOS - Após o treino de ontem, Dunga mostrou estar, de certa forma, vacinado em relação à falta de reforços. O técnico disse que qualquer treinador do mundo gostaria de contar com Nilmar, mas foi realista: 


- Difícil é sonhar e depois ele não chegar. O trauma é maior. O ex-colorado de 28 anos, atualmente no Al Rayyan/Cat, teve conversas com dirigentes, mas não deseja sair do mundo árabe. 


ALAN PATRICK - O meia foi apresentado oficialmente e negou que estivesse sentindo dores na pré-temporada do Shakhtar Donetsk/Ucr, clube que defendia até a semana passada. Na coletiva, Dunga lembrou das eventuais dificuldades de trazer reforços da Europa: 


- O problema é que, quando traz alguém da Europa que está de férias, vai demorar um mês para jogar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias