Inter



Briga entre colorados

Torcedores do Inter que brigaram responderão por formação de quadrilha

Ministério Público vai pedir que torcidas organizadas sejam banidas por um tempo do Beira-Rio

21/07/2014 - 17h16min

Atualizada em: 21/07/2014 - 17h16min


Leandro Behs
Leandro Behs
Enviar E-mail
Mauro Vieira / Agencia RBS
O Ministério Público solicitará ação cautelar para que eles sejam impedidos de frequentar os estádios e que se apresentem à polícia em dias de jogos

O delegado Paulo César Jardim vai indiciar na próxima terça-feira todos os 11 torcedores do Internacional envolvidos em uma briga após a partida contra o Flamengo no último domingo em Porto Alegre. Eles responderão por dano qualificado, formação de quadrilha, lesões corporais e, através do Estatuto do Torcedor, por participar ou provocar tumultos no trajeto do estádio.

Leia mais:
Vídeo mostra briga de torcidas organizadas do Inter
Presos por briga, 11 torcedores colorados vão para o Central

O Ministério Público solicitará ação cautelar para que eles sejam impedidos de frequentar os estádios e que se apresentem à polícia em dias de jogos. Cinco dos envolvidos estavam cadastrados pela Guarda Popular e um pela Camisa 12. Eles acabaram encaminhados ao Presídio Central, com fiança estipulada em R$ 10 mil.

Veja as imagens das câmeras de segurança do posto:


A briga entre integrantes das organizadas do Inter Guarda Popular e da Nação Independente, na saída do Beira-Rio, após Inter 4x0 Flamengo, com a depredação de uma loja de conveniências em um posto de combustíveis, deixou quatro feridos. Na noite de domingo, integrantes da Popular encurralaram torcedores da Nação. Em menor número, os componentes da Nação se armaram com paus e pedras e correram para dentro da loja de conveniências, onde passaram a ser atacados.

Houve depredação, saques e agressões no interior do posto. Os vândalos são moradores da Região Metropolitana, de cidades como Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio e São Leopoldo. O tumulto teve início porque os integrantes da Popular não querem que os torcedores de outras uniformizadas utilizem o Trensurb em dias de jogos no Beira-Rio. Nenhum deles estava legalmente impedido de ir ao Beira-Rio. Dois haviam participado de uma briga no ano passado, em Caxias do Sul, com a torcida do Coritiba.

- Eles não querem se cruzar no trem. A Popular quer o Trensurb apenas para ela. Esta guerra ainda vai longe - disse uma fonte ligada às organizadas do Inter.
 
Suspensão das torcidas

A briga, que chegou a envolver mais de 50 torcedores, conforme a Brigada Militar, mas que fugiram quando o policiamento chegou ao local, ainda terá repercussão nestas duas torcidas, Guarda Popular e Nação Independente. O titular da Promotoria do Torcedor, José Francisco Seabra Mendes Júnior, encaminhará à Justiça pedido para que estes torcedores sejam banidos dos estádios. Também solicitará à BM a suspensão das duas organizadas. O tempo ainda não foi determinado, mas deverá ser para o jogo contra o Santos, no Beira-Rio, ou se estender até o Gre-Nal, em 10 de agosto.

- Vou pedir uma sanção a estas duas torcidas. Algo que sirva de exemplo, uma punição pedagógica - disse o promotor.

José Francisco Seabra Mendes Júnior defende ainda um recadastramento de todas as torcidas organizadas da dupla Gre-Nal. Segundo ele, os registros atuais estão defasados. O Inter alega ter apenas 850 torcedores cadastrados como integrantes de suas cinco uniformizadas: Camisa 12, Fico, Nação Independente, Força Feminina e Guarda Popular.

- Os cadastros não refletem a realidade. O pessoal que dá o nome certinho aos clubes é aquele que não faz tumulto - afirmou Seabra.

- Além disto, já pedi aos clubes que façam setores exclusivos para estes torcedores, no Beira-Rio e na Arena. Mas há grande resistência de Inter e de Grêmio. Quando ocorre a mistura, de organizados com comuns, coloca todos em risco - acrescentou o promotor.
 
O Inter promete reação aos brigões. Conforme o delegado Luís Fernando Martins Oliveira, responsável pelas organizadas do clube, haverá punições aos que forem sócios colorados:

- Se confirmarmos que eles realmente estão cadastrados nas torcidas e são associados ao Inter, serão excluídos do quadro social. Podemos pensar também em sanções a estas organizadas.

Segundo o comandante do 9º BPM, major Francisco Vieira, mais de uma hora após a partida, integrantes da Nação Independente estavam na loja de conveniência do posto Ipiranga, da Avenida Borges de Medeiros, quase ao lado do Instituto de Previdência do Estado (IPE), quando a Guarda Popular passava em frente ao local, em direção ao Centro. Alguns torcedores da Nação correram para o terreno de um prédio em obra e se armaram com paus e pedras, a fim de atacar os rivais colorados da Guarda, que estavam em maior número.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias