Inter



Sucessão colorada

Quem são os grupos que estão de olho na corrida presidencial do Inter

Conversas para a escolha de um candidato que possa fazer frente à oposição e suceder Giovanni Luigi estão longe de um consenso

31/08/2014 - 09h04min

Atualizada em: 31/08/2014 - 09h04min


Alexandre Ernst
Alexandre Ernst
Enviar E-mail
Ricardo Duarte / Agencia RBS
Resultado da assembleia de sábado impactará na eleição para presidente do clube, no final do ano

Costuras políticas serão feitas no Inter nos próximos meses. A pouco mais de 120 dias das eleições para um novo presidente e da renovação de 150 cadeiras do Conselho Deliberativo, grupos de situação, oposição e ramificações emergentes buscarão fortalecimento para conquistar - ou ampliar ainda mais - seu espaço no clube.

Leia mais notícias sobre o Inter
Conselho aprova suplementação orçamentária

Ainda que a situação tenha perdido força em um racha do movimento Inter Grande, bem como o apoio do movimento Coração Colorado, que conta com o ex-vice de futebol Luís César Souto de Moura, a vice-presidente eleita Diana Oliveira e Max Carlomagno como principais figuras, o grupo de Giovanni Luigi tem o expressivo número de 114 das 346 cadeiras do Conselho Deliberativo do Inter.

As conversas para a escolha de um candidato que possa fazer frente à oposição e suceder Giovanni Luigi estão longe de um consenso. Porém, o nome do vice-presidente de futebol, Marcelo Medeiros, é apontado como o principal expoente para que o mando do clube siga com a situação. O desempenho da equipe de Abel Braga no Brasileirão será essencial para que Medeiros dispute o cargo máximo do clube. Principalmente porque terá um forte concorrente caso seja candidato.

O ex-presidente Vitorio Piffero (gestão 2007-2010) não fala abertamente sobre o tema, mas informações de bastidores dão conta de que será ele o candidato da oposição, em dezembro. Piffero é um exemplo da divisão do movimento Inter Grande, o qual pertence. Esteve ao lado de Luis Antônio Lopes, do União Colorada, na última eleição, em 2012, enfrentando Giovanni Luigi. Voltaria ao cargo de vice de futebol, que ocupou em 2003 e 2006. No Conselho, a chapa Diretas Sempre teria 117 apoiadores.

Enquanto observa os passos dos rivais, o Convergência Colorada aproveita a força de suas 80 cadeiras no Conselho Deliberativo para definir qual rumo seguir. Sandro Farias é apontado como possível presidenciável, mas há o pensamento dentro do grupo de que o Convergência poderia estar presente na próxima gestão a fim de ganhar experiência e bagagem nos gabinetes do Beira-Rio. O diálogo que tem com grande parte dos grupos políticos do Inter beneficia. Mesmo concorrendo à presidência, poderia receber uma pasta no clube.

Sem poder disputar a presidência devido ao estatuto do clube - que permite apenas conselheiros já eleitos como candidatos -, dois grupos buscam cadeiras no Conselho para, assim, ramificar-se. O Inove Inter, que tem como principal liderança o ex-vice-presidente de futebol Luciano Davi. E O Povo do Clube, em sua maioria jovens oriundos da arquibancada.

GRUPOS FORTES PARA A ELEIÇÃO

Atual situação

114 cadeiras do Conselho Deliberativo

Possível presidenciável: Marcelo Medeiros

Grupos que apoiam: Inter Grande, DNA Colorado, Colorado eu Sou, Inter Maior, Inter Sempre, Alma Colorada

Diretas Sempre

117 cadeiras do Conselho Deliberativo

Possível presidenciável: Vitorio Piffero

Grupos que apoiam: União Colorada, Ação Independente, Mais Inter e conselheiros independentes

Nomes de força no grupo: Luis Antônio Lopes, Mário Sérgio Martins, Pedro Affatato, Alexandre Limeira, Ibsen Pinheiro, André Flores e Renan Marsiaj

Convergência Colorada

80 cadeiras do Conselho Deliberativo

Possível presidenciável: Sandro Farias

Nomes de força no grupo: João Patrício Hermann, Guilherme Mallet, Geraldo Da Camino

CORREM POR FORA

Possível presidenciável: Roberto Siegmann

Conselheiros que apoiam: 22

Grupos que apoiam: Coração Colorado

Nomes fortes: Luís César Souto de Moura, Max Carlomagno e Diana Oliveira

Possível presidenciável: Fernando Miranda

Conselheiros que apoiam: 4

BUSCAM ESPAÇO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO

Inove Inter

Líder do Movimento: Luciano Davi

Conselheiros que apoiam: 5

O Povo do Clube

Líderes do Movimento: Cristiano Pilla Pinto, Rodrigo Navarro Lins de Aguiar, César Shunemann e Ivandro Morbach

 

Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

Android

IOS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias