Inter



Novas regras

Reforma estatutária do Inter mudará a eleição, e sócios deverão eleger o presidente

Todos os sócios maiores de 16 anos, e em dia com as mensalidades até 4 de agosto, têm direito a votar para a aprovação da reforma do estatuto

15/08/2014 - 17h08min

Atualizada em: 15/08/2014 - 17h08min


Leandro Behs
Leandro Behs
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS

Uma importante votação para o futuro do Inter ocorrerá no dia 30 de agosto. Todos os sócios maiores de 16 anos, e em dia com as mensalidades até 4 de agosto, têm direito a votar para a aprovação da reforma do estatuto do Inter. Caso a reforma seja aprovada, ela  mudará alguns aspectos da eleição presidencial do clube, já ao final deste ano.

A reforma estatutária prevê que, para ser eleito em primeiro turno, o novo presidente precisará fazer 85% dos votos no Conselho Deliberativo (ou 317 votos dos 346 possíveis). Para evitar a candidatura de algum "aventureiro", expressão utilizada na política clubística para definir alguém sem história no clube, a chapa que inscrever um postulante à presidência precisa contar com a assinatura de 30 conselheiros do Inter.

Ou seja: mesmo com uma votação mínima, o candidato que eventualmente passar para o segundo turno estará respaldado. Dificilmente alguém será eleito apenas pelo Conselho.

Leia mais notícias sobre o Inter
ACESSE E COMENTE NO BLOG DUPLA EXPLOSIVA

Se esta alteração já estivesse em vigor ao final de 2012, Giovanni Luigi não teria sido reeleito em primeiro turno. A eleição teria ido para o voto do associado, com Luigi x Luiz Antônio Lopes.

O presidente Luigi foi eleito em primeiro turno com 50,9% dos 314 votos do Conselho. Lopes e Sandro Farias não chegaram ao segundo turno porque não venceram a cláusula de barreira de 25% - ou 87 votos do universo de 346 conselheiros. Lopes teve 80, e Farias, 64.

Outras alterações importantes na reforma são: 
- A volta do direito dos sócios do Parque Gigante a votar para presidente
- A impossibilidade de o presidente se reeleger mais de uma vez. Hoje, se Giovanni Luigi quisesse, poderia se candidatar para a sua segunda reeleição.

Dos 102 mil associados do Inter, 87 mil estão aptos a votar. As urnas eletrônicas serão instaladas no Gigantinho e o voto também poderá ser dado pelo sócio através da internet.

O voto, para a aprovação da reforma, será apenas de Sim e Não.

A Comissão de Reforma Estatutária, que durante um ano confeccionou a nova ordem do clube, é composta por:
Geraldo Costa da Camino (Coordenador)
Guilherme dos Reis Mallet (Relator)
Fernando Baptista Bolzoni
Giovani Figueiredo Gazen
Guilherme Dalla Rosa Osório
Luís Carlos Ávila de Carvalho Leite
Mário Sérgio Martins da Silva
Raul Gudolle Filho
Ubaldo Alexandre Licks Flores

Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

Android

IOS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias