Inter



Trilha

Título e experiência em competições continentais: a história colorada na Sul-Americana

Clube tem o título em 2008 e mais quatro participações na competição

27/08/2014 - 07h11min

Atualizada em: 27/08/2014 - 07h11min


Jefferson Botega / Agencia RBS
Em 2008, Inter foi o primeiro brasileiro a conquistar a Sul-Americana

O Inter recomeça nesta quarta-feira a contar a sua história na Copa Sul-Americana. O capítulo mais importante foi escrito em 2008, com o título na decisão contra o Estudiantes. Mas as eliminações em 2004 e 2005, para o Boca Juniors, são vistos como parte do caminho que levou a equipe às conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006. Ao todo, são cinco participações.

Confira a tabela da Sul-Americana 2014

O Inter na Copa Sul-Americana

2003 - eliminado na preliminar brasileira pelo Santos

Foto: Ivan Sorti/Lancepress

À época, os brasileiros eram divididos em quatro grupos de três times e só um avançava para a fase internacional. O Inter ficou na chave de Santos e Flamengo. Na Vila Belmiro, o time empatou em 1 a 1. No Beira-Rio, venceu o Flamengo por 3 a 1. Contudo, o Santos bateu os cariocas no Rio de Janeiro por 3 a 0 e ficou com a vaga no saldo de gols.

2004 - eliminado na semifinal pelo Boca Juniors

Foto: Fernando Gomes/Agência RBS

A Sul-Americana de 2004 começou com 12 brasileiros, mas só dois chegariam à fase internacional - já nas quartas de final. Na primeira eliminatória, o Inter passou pelo Figueirense nos pênaltis. Depois de um empate sem gols em Florianópolis e uma igualdade em 1 a 1 em Porto Alegre (não havia gol qualificado), a equipe colorada passou por 4 a 2 nas penalidades.

Na segunda etapa, o adversário foi o Grêmio no primeiro duelo entre os rivais em uma competição continental. O Inter ganhou por 2 a 0 no Beira-Rio e perdeu por 2 a 1 no Olímpico, garantindo a classificação.

Na terceira fase nacional, o Inter pegou o Cruzeiro e passou com tranquilidade - foram vitórias por 3 a 1, em casa, e 1 a 0, fora.

Classificado à etapa internacional, o Junior de Barranquilla estava no caminho. O time de Muricy Ramalho venceu no Beira-Rio por 1 a 0 e empatou em 1 a 1 na Colômbia, assegurando a vaga para enfrentar o Boca Juniors na semifinal.

Na Bombonera, o Inter não não aguentou a pressão e acabou derrotado por 4 a 2. O empate em 0 a 0 em Porto Alegre encerrou o sonho colorado.

2005 - eliminado nas quartas de final pelo Boca Juniors

Foto: Fernando Gomes/Agência RBS

Em 2005, a competição já tinha o formato semelhante ao atual para os clubes brasileiros, com apenas uma fase nacional. O Inter passou pelo São Paulo ao vencer os paulistas por 1 a 0 em Porto Alegre e segurar um empate em 1 a 1 no Sudeste.

Nas oitavas, o adversário foi o Rosario Central. Mais uma vez, a equipe venceu em casa (1 a 0) e resistiu fora (0 a 0) para passar de fase.

Nas quartas, o Inter voltou à Bombonera. Depois de vencer por 1 a 0 no Beira-Rio, as chances eram maiores. Mas uma derrota por 4 a 1 fez com que o Boca Juniors eliminasse a equipe mais uma vez.

2008 - CAMPEÃO

Foto: Jefferson Botega/Agência RBS

Com os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes no currículo, o Inter voltou a disputar a Sul-Americana em 2008. Entrou direto na segunda fase, assim como os outros brasileiros, e eliminou o Grêmio no gol qualificado - foram dois empates (1 a 1 no Beira-Rio e 2 a 2 no Olímpico). Nas oitavas de final, mais uma classificação através do gol marcado fora de casa - 1 a 1 fora e 0 a 0 em casa contra a Universidad Católica.

Nas quartas, o adversário voltaria a ser o Boca, que havia eliminado o Inter nas duas últimas participações no torneio. Desta vez, no entanto, a história foi outra. O Colorado aplicou 2 a 0 no Beira-Rio e, com uma vantagem confortável, fez 2 a 1 em Buenos Aires para garantir a vaga. Uma classificação tranquila contra o Chivas Guadalajara na semifinal (2 a 0 e 4 a 0) colocou o Inter na decisão pela primeira vez.

A final foi eletrizante. Uma vitória por 1 a 0, gol de Alex, na Argentina, deixou a equipe de Tite perto do título contra o Estudiantes. Mas Alayes definiu a vitória do time argentino no tempo normal no Beira-Rio pelo mesmo placar. Nilmar marcou o gol do título ao empatar a partida na prorrogação.

2009 - eliminado nas oitavas de final pela Universidad de Chile

Foto: Diego Vara/Agência RBS

Como campeão, o Inter ganhou o direito de entrar automaticamente nas oitavas de final. E deixou a competição logo de cara, sem vencer nenhum jogo. Depois de empatar em 1 a 1 a primeira partida, perdeu a segunda por 1 a 0 e acabou eliminado pela Universidad de Chile.

Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias