Inter



Depende dos volantes

Meio-campo do Inter é enigma a ser decifrado por Abel

Treinador tem duas formações em mãos para definir o time ideal

16/09/2014 - 06h03min

Atualizada em: 16/09/2014 - 06h03min


Alexandre Ernst
Alexandre Ernst
Enviar E-mail
Ricardo Duarte / Agencia RBS
Chileno Aránguiz é a peça principal de ligação da defesa com o ataque

Enquanto Abel Braga encontra meios para solidificar a defesa e aumentar o poderio de seu ataque no Brasileirão, duas formações se apresentam como alternativas para o treinador e, com elas, prós e contras são enumerados. Na vitória diante do Botafogo, no domingo, apenas Wellington foi escalado como volante de ofício.

Os laterais acabaram expostos ao longo de todo o primeiro tempo e, ao menos em três oportunidades, os cariocas tiveram condições de marcar, ficando cara a cara com Muriel. Em contrapartida, com a escalação mais conservadora, usando dois volantes, Abel busca aumentar a força defensiva, sem perder qualidade e o ímpeto ofensivos. 

Inter retoma a concentração na véspera de jogos
Willians e Juan treinam e ficam à disposição de Abel contra o Sport
Confira a tabela completa do Brasileirão
Leia mais notícias sobre o Inter

Levantamento de ZH revela que a campanha do Inter no campeonato nacional passa, necessariamente, pela escolha dos marcadores no meio de campo.

Com um volante fixo e Aránguiz

O lado direito do ataque se fortalece quando Aránguiz ganha liberdade para enxergar o campo e iniciar as jogadas de armação. O volante fixo pode ser Willians ou Wellington. A boa visão de jogo e o passe qualificado do chileno auxiliam o Inter para tabelas com D'Alessandro e o lateral-direito - seja ele Wellington Silva, Cláudio Winck ou Gilberto.

Desempenho geral

4 vitórias
1 empate
0 derrota
9 gols a favor
4 gols contra
86,6% de aproveitamento

Com Willians e Aránguiz

3 vitórias
1 empate
7 gols a favor
4 gols contra

Com Wellington e Aránguiz
1 vitória
2 gols a favor

Com dois volantes

Com dois marcadores, Abel Braga levou o Inter à série de cinco vitórias consecutivas. O time parecia azeitado, Dida não foi vencido em cinco oportunidades, mas subitamente o rendimento caiu e passou a sofrer muitos gols. Wellington não possui virtudes técnicas para iniciar a jogada do Inter. E há quem aponte Aránguiz, na linha de três meias, como uma falha tática de Abel.

Desempenho geral

7 vitórias
3 empates
6 derrotas
18 gols a favor
14 gols contra
50% de aproveitamento

Com Willians e Wellington

6 vitórias
2 empates
2 derrotas
15 gols a favor
7 gols contra

Com Ygor e Wellington

1 vitória
1 empate
2 derrotas
2 gols a favor
2 gols contra

Com Willians e João Afonso

1 derrota
1 gol a favor
2 gols contra

Com Ygor e Bertotto

1 derrota
1 gol contra

Diogo Olivier, colunista de ZH

Com dois volantes alinhados - Willians e Wellington - e Aránguiz adiantado, o Inter parou de tomar gols. Só que marcá-los virou uma missa. Com o chileno de volta à função que melhor se adapta, como segundo homem de meio, o sistema defensivo se fragiliza, a exemplo do que se viu no primeiro tempo diante do Botafogo.

Mas Aránguiz é solução, e não problema. Então, deve jogar como gosta, qualificando a saída de bola, o campo aberto, ao lado de Wellington, abrindo espaço no time para um atacante mais veloz e agudo, que hoje seria Sasha. O time, do meio para frente, portanto: Wellington, Aránguiz, D'Alessandro, Alex, Sasha e Wellington Paulista. Porém, os laterais teriam de ser mais conservadores.

Cléber Grabauska, comentarista Rádio Gaúcha

O melhor Inter de 2014 continua sendo aquele que firmou-se nos Gre-Nais decisivos que, segundo Pedro Ernesto Denardin, contava com "Os Quatro Temores". Aránguiz, Alex, D`Alessandro e Alan Patrick - com o suporte defensivo de Willians - foi o responsável por aquilo que, por algum tempo, se imaginou ser o formato ideal para o restante da temporada.

Aránguiz foi para a Copa do Mundo. Wellington virou titular. Alan Patrick sofreu uma queda técnica. O fundamental é que Aránguiz seja mantido mais recuado, como volante, e que a linha de armadores conte obrigatoriamente com D'Alessandro e Alex. As outras duas posições podem ser discutidas. Mas apontaria Wellington e Valdívia como as melhores opções.

Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

Android

IOS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias