Inter



Para bater o líder

Quatro passos para o Inter vencer o Cruzeiro no Mineirão

Time de Abel Braga enfrenta os mineiros no sábado

01/10/2014 - 08h36min

Atualizada em: 01/10/2014 - 08h36min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail
Miguel Schincariol / Estadão Conteúdo

Enfrentar o Cruzeiro no Mineirão talvez seja a mais difícil missão de qualquer time no Campeonato Brasileiro. Mas uma vitória do Inter no sábado não é uma esperança vazia do torcedor que sonha com o tetracampeonato nacional. O blog Desenho Tático lista quatro passos para que o time de Abel Braga vença o desafio e passe pelo líder do Brasileirão para se colocar definitivamente na luta pelo título.

Manter os setores próximos

Abel já anunciou que o Inter vai atacar o Cruzeiro. Respeitará, assim, sua característica, mas se quiser um mínimo de equilíbrio, não poderá repetir problemas de compactação recorrentes na temporada. Com alguma frequência, há espaço demasiado entre os setores, especialmente quando a equipe avança. No Mineirão, será necessário que as peças coloradas se aproximem, sob risco de o líder aproveitar eventuais "buracos" no campo para imprimir velocidade às jogadas.

Juan comenta rodízio na zaga: "Confiança nos três"

Atenção com Ricardo Goulart

Todos os quatro homens de frente do 4-2-3-1 do Cruzeiro se movimentam com intensidade, mas talvez não exista deslocamento mais difícil de vigiar do que a projeção de Ricardo Goulart em direção à área. O camisa 28, que se posiciona como meia central, junta-se a Marcelo Moreno para finalizar. Sua movimentação causa indefinição sobre quem deve marcá-lo - o volante ou o zagueiro. Qualquer momento de incerteza pode ser suficiente para que tenha o mínimo de liberdade para definir.

Inter encaminha parceria com prefeitura para erguer CT em Guaíba

Wellington precisa de companhia

Aránguiz e Alex ficam um pouco à frente de Wellington no 4-1-4-1 do Inter. A qualidade da dupla a impulsiona ao ataque, mas os dois não podem deixar de se aproximar do primeiro homem do meio-campo para auxiliá-lo. A máxima vale por razões ofensivas e defensivas: no ataque, a companhia a Wellington lhe dá opção de passe curto para iniciar as jogadas, enquanto fornece segurança na marcação para frear as tramas do Cruzeiro. Vale lembrar que os mineiros costumam acumular jogadores na região da intermediária para tabelar, com Everton Ribeiro saindo da direita para o meio.

Sasha é a opção de bola longa

Ainda que o Inter entre em campo com a intenção de tomar a iniciativa, dificilmente o Cruzeiro aceitará passivamente sem que também procure o ataque. Com isso, haverá momentos em que o time de Abel terá de adotar posicionamento mais recuado. O contra-ataque, então, será a opção para surpreender. Para impulsioná-lo, a bola longa de jogadores técnicos como Alex e D’Alessandro pode encontrar seu destino em Eduardo Sasha, que se desloca com intensidade para receber os lançamentos.

Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias