Brasileirão



Em números

Matemático aponta apenas 14% de chance da Dupla estar junta na Libertadores 2015

Em compensação, números de Tristão Garcia apontam 96% de possibilidades de ao menos um dos clubes se classificar

22/11/2014 - 10h01min

Atualizada em: 22/11/2014 - 10h01min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail
Montagem sobre fotos de Lauro Alves e Amanda Munhoz / null

Sem entrar em campo, o Inter foi, ao lado do Cruzeiro, o grande vitorioso dos jogos de quarta e quinta no Brasileirão. A análise é do matemático Tristão Garcia, que aponta o Grêmio como o principal perdedor da rodada. Para o professor da UFRGS e organizador do site Infobola, um empate diante do Corinthians não será suficiente para a recuperação na tabela.

- O jogo é determinante para o Grêmio. É preciso vencer. A derrota para o Cruzeiro foi como uma vitória do Inter - afirma.

Felipão reúne jornalistas para apontar erros de arbitragem
Abel pede Inter alerta até para cobranças de lateral

Além da tradicional alegria pelo insucesso inimigo, os colorados comemoraram a situação mais confortável que resultou do revés gremista. O Inter, que não atuou por ter disputado, no dia 12 de novembro, a partida adiantada diante do São Paulo (empate em 1 a 1), viu suas possibilidades de estar na próxima Libertadores crescerem. Na terça-feira, eram de 59%, de acordo com os cálculos de Garcia. Agora, são de 68%. Antes de enfrentar o Cruzeiro, o Grêmio tinha 68%. O número caiu para 43% após o jogo na Arena.

Se o Brasileirão terminasse hoje, o time de Abel estaria garantido com a quinta posição, já que a conquista da Copa do Brasil por Cruzeiro ou Atlético-MG, finalistas da competição, transformaria o G-4 em G-5. O Grêmio, em sexto, ficaria de fora. As duas equipes estão com 60 pontos. Garcia diz que a marca de 68 pontos garante a vaga com segurança, mas crê que dificilmente um time que atinja 67 fique de fora. Com 66, o risco aumenta.

As chances de vaga do Inter se vencer, empatar ou perder para o Atlético-MG
Pará e Geromel estão fora, e Barcos é dúvida

A luta direta entre a Dupla, que já se desenhava há algum tempo, faz com que despenque a chance de os dois estarem juntos na principal competição sul-americana - algo que não ocorre desde 2011.

A tendência tornou-se mais evidente com a vitória do Corinthians sobre o Goiás. Garcia argumenta que a missão dos paulistas foi facilitada pela transferência do jogo para Belém, o que eliminou o fator local e minimizou as dificuldades que enfrentariam em Goiânia. Hoje, a possibilidade de Grêmio e Inter conquistarem a vaga é de 14%, em contraste com os 31% de antes dos jogos do meio de semana.

Em compensação, dificilmente o futebol gaúcho não será representado pelos campos da América: o matemático calcula 96% de chances de ao menos um dos dois clubes se classificar.

As possibilidades de garantir vaga na Libertadores
1. Cruzeiro - 100%
2. São Paulo - 99%
3. Atlético-MG - 94%
4. Corinthians - 90%
5. Inter - 68%
6. Grêmio - 43%
7. Fluminense - 6%


MAIS SOBRE

Últimas Notícias