Inter



Opinião

Diogo Olivier: Sampaoli, o técnico dos técnicos

Um dos nomes cogitados para o Inter, argentino estará no Beira-Rio no dia 27 para participar do Lance de Craque

20/12/2014 - 12h01min

Atualizada em: 20/12/2014 - 12h01min


Diogo Olivier
Diogo Olivier
Enviar E-mail
Gonza Rodriguez / Arte

Jorge Luis Sampaoli Moya, 54 anos, um dos cotados para treinar o Inter, tornou-se, durante a Copa, o técnico mais temido entre seus companheiros de casamata. Felipão não queria enfrentá-lo de jeito nenhum. Tinha razão: a vaga às quartas de final só veio nos pênaltis, depois de uma prorrogação que teve até bola no travessão de Julio César no último segundo da prorrogação. Van Gaal, da Holanda, forrou o Chile de elogios antes de enfrentá-lo. A Espanha não teve tempo de reclamar. Quando viu, tinha apanhando de 2 a 0, fora o baile. Segundo os mapas de calor da Fifa, ninguém se movimentava tanto quanto os jogadores do Chile.

Leia mais no blog No Ataque

Na Sul-Americana de 2011, La U ganhou o apelido de Barcelona das Américas, tal a superioridade do time de Vargas e Aránguiz. Sampaoli será um dos técnicos no amistoso beneficente organizado por D'Alessandro no dia 27 de dezembro. O outro é Dunga. Conversamos por e-mail, entre Europa e Rosário, na Argentina, sua cidade natal. A julgar pela firmeza de conceitos e opiniões, logo ali adiante alçará voos maiores. Como os do conterrâneo Marcelo Loco Bielsa, sua fonte de inspiração no futebol.

Já conhece Porto Alegre e o Beira-Rio?
Sim. Joguei uma Libertadores contra o Inter, quando estava no Emelec (em 2010). Ainda não fui ao Beira-Rio depois da reforma, então essa será a oportunidade.

Colorado Valdívia é o 10º jogador mais valioso do Brasil, diz estudo

O jogo servirá para rever amigos?
Minha carreira se consolidou fora do meu país. Encontrar-me com figuras importantes do futebol mundial será especial. E ainda mais marcante para as crianças que admiram todos eles. Fiquei satisfeitíssimo com o convite do D'Alessandro. É uma iniciativa linda.

O Chile impressionou pela dinâmica intensa e organização tática na Copa, chegando a ser temido pelos técnicos adversários.
O Chile tem se destacado por seu funcionamento coletivo, que lhe permite ser competitivo diante de rivais de melhor nível individual. Seguramente temos que melhorar muitas coisas, mas o caminho está traçado: protagonismo constante, dinâmica, pressão, ataque abastecido.

O que falta para o futebol chileno ser candidato a título em mundiais?
Estas posturas que referi nos aproximam desta possibilidade cada vez mais.

Inter mira mais estrangeiros no grupo para disputa da Libertadores

Em que função Aránguiz rende melhor: como volante de marcação ou posicionado mais à frente?
O Aránguiz, tanto na Universidad de Chile, como na seleção chilena, é o que eu chamo de volante misto. Ele tem dinâmica intensa, marca, aparece constantemente na área adversária e tem muito bom passe na saída de bola.

Você projeta alguma seleção enfrentando a Alemanha de igual para igual em 2018?
Não vejo a Alemanha tão à frente das demais potências do futebol mundial como dizem.

O vice da Argentina na Copa foi episódico ou revela alguma mudança na organização do futebol argentino?
A Argentina fez uma Copa em que cresceu durante a competição. A troca no sistema (com mais proteção defensiva) fez o time ficar mais equilibrado e forte. Merecia ter vencido a final.

O 7 a 1 para a Alemanha foi acaso ou mostra que o futebol brasileiro está em crise?
Foi algo totalmente atípico. Havia muita esperança e pressão do Brasil ganhar o Mundial na sua casa. Foram cinco minutos fatídicos, que acredito que não se repetem. A Seleção Brasileira tem que retomar o lugar que é seu.

Por que os técnicos brasileiros não conseguem sair do mercado brasileiro?
Eu acredito que, no Brasil, existem jogadores de nível mundial capazes de ajudar no crescimento dos treinadores. Mas o país tem muitos profissionais competentes, independentemente disso.

Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH de cara nova: http://zh.com.br/inter


Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHEsportes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias