Inter



Opinião

Torcedor Colorado ZH: Aguirre, uma aposta ousada

22/12/2014 - 03h42min

Atualizada em: 22/12/2014 - 03h42min


O blog Torcedor Colorado ZH já pediu a contratação de um técnico emergente no cenário nacional. Também defendeu a escolha de um profissional estrangeiro de notória competência. Pois não é que a direção do Inter resolveu surpreender e investir suas fichas em um gringo sem grife?

Ao que tudo indica, Diego Aguirre, que estava em vias de regressar ao Penãrol, já colocou um pé no Beira-Rio. A imprensa uruguaia já dá como certo a mudança do ex-atacante colorado para Porto Alegre. Responsável por incendiar o Gre-Nal do Século, em 1989, Aguirre não pode ser classificado como um novato à beira do gramado. Já está na lida das preleções no vestiário e distribuição de camisetas em treinos há mais de uma década.

Mas, com base no currículo ainda modesto do ainda jovem uruguaio (tem 49 anos), é possível enquadrá-lo na categoria de "técnicos emergentes", em busca de títulos, fama e reconhecimento.

Diego Aguirre é o técnico mais perto do Beira-Rio
ENQUETE: Você aprova a contratação do novo técnico?
As ligações do treinador uruguaio com o Inter

Já conquistou dois títulos nacionais em seu país (o Campeonato Uruguaio, vale sublinhar, é primo-irmão do Gauchão) e, à frente de um grande clube com um time modesto, conduziu o Peñarol ao vice-campeonato de Libertadores de 2011, eliminando no meio do caminho o Inter de Falcão em pleno Beira-Rio.

Como muitos técnicos que buscam a independência financeira, Aguirre encarou três temporadas no Catar. Nada que seja desabonador: quase todos os principais treinadores brasileiros têm histórias das arábias para contar. Mas o fato é que o profissional da bola que decide se aventurar na terra dos xeques prioriza as conta bancária, não a atualização e aprimoramento dos conhecimentos táticos de futebol e de novos métodos de trabalho.

Aguirre não era o plano A, tampouco o B, o C e o D de Vitorio Piffero, que ouviu quatro negativas em menos de uma semana, uma constrangedora média de um "não" a cada 36 horas. Primeiro foi o drible de Tite, seguido das recusas de Abel, Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes. Trata-se de uma dose de rejeição suficiente para derrubar a autoestima de qualquer presidente de clube. Algumas correntes da nova gestão defendiam novas chances a Clemer e Falcão, mas as passagens anteriores descredenciaram os dois ídolos colorados.

Em entrevista a ZH, em outubro, Aguirre já mostrava intenção de treinar um time brasileiro. Confira:



Só para assombrar os torcedores, de tempos em tempos algum gaiato sem títulos e estádio assoprava o nome de Celso Roth. Com poucas opções confiáveis no mercado, Piffero está sendo forçado a rever alguns conceitos. Antes descartados, técnicos estrangeiros entraram de vez na mira da direção. Sampaoli e Sabella teriam sido sondados. O primeiro dificilmente deixará o comando técnico do Chile em ano de Copa América naquele país.

Em relação ao segundo, circula à boca pequena que a suposta rusga com D’Alessandro teria desestimulado o avanço nas negociações. Prefiro não dar crédito a essa versão, mas caso verdadeira, seria um erro da nova direção se submeter aos caprichos de um jogador, qualquer jogador, por melhor que seja. Não me empolgo com a iminente contratação de Aguirre. Mas também não torço o nariz para o acerto com o uruguaio.

Entre manter Abel e o conceito de futebol de 2014, opto incondicionalmente pela mudança. E não se pode criticar a direção por falta de ousadia. De qualquer modo, vamos torcer para que os dirigentes colorados intensifiquem a busca por reforços, a fim de entregar ao futuro técnico um grupo de jogadores mais qualificado, jovem e com vontade de vencer. Por via das dúvidas, seria recomendável organizar logo aquela listinha de dispensas. Vai que o novo treinador se encante com os antigos bruxos do Abelão.

Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH de cara nova: http://zh.com.br/inter

Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias