Brasileirão



Pijama training

Dupla Gre-Nal sofre com curto intervalo entre jogos no Brasileirão

Equipes voltam a campo neste domingo, às 11h, na Arena e na Ressacada

29/08/2015 - 09h02min

Atualizada em: 29/08/2015 - 09h02min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Leandro Behs
Leandro Behs
Enviar E-mail
Montagem sobre fotos BD ZH / Agência RBS

Gremistas e colorados precisarão ter paciência com os jogadores neste domingo, quando a Dupla atuará às 11h pelo Brasileirão. O Grêmio volta a campo contra o Coritiba, na Arena, 60 horas depois de encarar o time paranaense na Copa do Brasil. E o Inter visita o Avaí, em Florianópolis, 61 horas após ter enfrentado o Ituano, em Itu, pelo mesmo torneio.

Grêmio inicia preparação para jogo pela manhã contra o Coritiba

Estudos científicos apontam que um jogador de futebol de alto rendimento necessita de, no mínimo, 72 horas de descanso entre as partidas. O Regulamento Geral das Competições, escrito e editado pela CBF, estabelece que nenhum atleta pode atuar em torneios organizados pela entidade com menos de 66 horas de repouso.

- O problema não é jogar às 11h, mas, sim, voltar a campo com uma recuperação incompleta. Esses atletas precisariam de três dias com um bom descanso e com uma boa alimentação. Sem esse prazo, eles não terão a recuperação energética total - explica o coordenador de preparação física do Inter, Élio Carravetta.

D'Alessandro e Rodrigo Dourado estão liberados para enfrentar o Avaí

O adversário do Grêmio, 60 horas depois, estará mais descansado. O técnico do Coritiba, Ney Franco, admitiu que a escalação de um time misto na quinta-feira foi uma estratégia para desgastar a equipe de Roger. Como a prioridade do clube paranaense é fugir do Z-4 no Brasileirão, o jogo de amanhã tem mais importância no planejamento.

- Montamos o time para sufocar o Grêmio e desgastá-lo na parte física. Eles não estarão 100%, isso é uma vantagem enorme - avalia Ney, que deve fazer cinco alterações na equipe.

Luiz Zini Pires: o que falta no banco de reservas gremista

Este será o segundo domingo consecutivo em que o Grêmio encara o horário das 11h. No empate contra a Ponte Preta, o time sofreu com o calor matinal em Campinas. Tanto que o jogo teve duas paradas técnicas, uma em cada tempo, para reidratação. Como a previsão também é de sol intenso amanhã em Porto Alegre, a medida será repetida.

Alex é absolvido por carrinho em jogo contra o Fluminense

Embora pretenda utilizar força máxima, o técnico Roger pode poupar alguns atletas. Os casos de Giuliano e Douglas serão avaliados. O preparador físico Rogério Dias Luiz, o Rogerinho, conta que nos dois treinos entre um jogo e outro a prioridade será o descanso aos titulares. Tudo para evitar lesões.

- O melhor treinamento agora é o repouso - resume o preparador gremista.

Técnico do Coritiba afirma que usou estratégia para cansar o Grêmio

Em 2014, o Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) ingressou na Justiça para que a CBF respeitasse o período de 72 horas entre os jogos. Agora, a entidade deverá voltar aos tribunais contra a Confederação.

- Os fisiologistas afirmam que são necessárias 72 horas de descanso. A CBF determinou em seu regulamento que são necessárias 66 horas entre os jogos. Mas a CBF consegue estragar o próprio produto. Depois, não sabemos os motivos de levar 7 a 1 na Copa. Estamos prontos para ir à Justiça de novo - disse o advogado Décio Neuhaus, coordenador jurídico do Sindicato dos Atletas Profissionais no Rio Grande do Sul, entidade ligada à Fenapaf.

Inter já eliminou o Grêmio nas quartas da Copa do Brasil

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias