Esportes



Contra, por enquanto

Novelletto contesta Sul-Minas-Rio: "Para 2016, não tem data"

Presidente da FGF diz não ser contra o torneio, desde que em 2017

08/10/2015 - 15h19min

Atualizada em: 08/10/2015 - 15h19min


Wendell Ferreira
Wendell Ferreira
Enviar E-mail
Mauro Vieira / Agencia RBS

A Liga Sul-Minas-Rio está estabelecida e próxima de anunciar a criação da Primeira Liga, torneio regional a ser disputado paralelamente aos campeonatos estaduais no primeiro semestre. Para Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha, no entanto, a realização da competição em 2016 implicará no descumprimento do contrato que os clubes já firmaram com a televisão.

Copa Sul-Minas-Rio depende de patrocínio, TV e federações, diz dirigente

- Não tenho nada contra a Sul-Minas, mas para 2017. Para 2016, não tem data. Os clubes não vão deixar de cumprir o contrato. Fecharam o contrato com a televisão, pegaram 80% de valor antecipado e agora querem jogar com a gurizada? Não tem data. O Inter não vai jogar.

Na avaliação de Novelletto, a redução do Gauchão para 12 clubes em 2017 permitirá que uma nova competição seja acrescida ao calendário.

- Para 2017, diminui para 12 clubes, aí tem condições. Valoriza o Gauchão e faz a Sul-Minas. Mas é um campeonato fadado a não dar certo. Não dará vaga para nada. Campeonato que não leva a lugar algum morre na casca - completou.

Apesar da discordância de Novelletto, os clubes articulam a criação da Primeira Liga já para 2016. Em reunião, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, disse que analisaria a chancela da entidade. Caso haja a concordância, existe a possibilidade do campeão da Primeira Liga ter uma vaga na Copa Sul-Americana - assim como os campeões da Copa do Nordeste e da Copa Verde.

Alexandre Kali, contratado para ser o CEO da Liga Sul-Minas-Rio, confirmou que já há contatos com emissoras de televisão para vender os direitos de transmissão. Record, Esporte Interativo e ESPN seriam as primeiras interessadas. O dirigente afirmou que a competição sairá do papel mesmo sem a concordância da CBF.

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias