Inter



Opinião

André Baibich: o Inter de 2016 troca mais passes do que no ano passado

09/02/2016 - 07h01min

Atualizada em: 09/02/2016 - 07h01min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail
Bruno Alencastro / Agência RBS

O Inter de 2016 ainda está cheio de problemas herdados do fim do ano passado, mas há, pelo menos, uma evidente intenção de solucioná-los. A versão 2015 do time de Argel pecava pela dependência das individualidades. Não funcionava como equipe. Os números das primeiras amostras deste ano mostram como busca ser mais coletivo.

Em três jogos oficiais na temporada, o Inter trocou, em média, 414,33 passes por partida. Nos 20 compromissos pelo Brasileirão do ano passado sob o comando de Argel, o número foi bem inferior: 309,05. O Atlético-MG, campeão de passes do Brasileirão, trocou 410,05 por jogo.

Leia mais
Atacante argentino Ramón Ábila é oferecido ao Inter 
Wianey Carlet: Inter massacrou, e o Ypiranga nem gemeu
Diogo Olivier: Inter está abusando da bola erguida na área

Evidente que há de se fazer ressalvas. Os adversários dos três primeiros jogos de 2016 não atacaram o Inter, e entregaram a posse de bola aos colorados, o que incha a estatística de passes. Ainda assim, os melhores momentos do time mostram a busca por soluções coletivas e a crença em movimentações coordenadas e jogadas tramadas, em vez da simples entrega da bola a pés talentosos que carregavam, no ano passado, a responsabilidade de desatar a dribles os nós da marcação adversária.

Trocar 100 passes a mais por jogo é um bom sinal, mas ainda falta muito para o Inter ser confiável. Em alguns momentos, a equipe roda a bola sem conseguir sair de trás. Não encontra alternativas para dar sequência à jogada.

O lado positivo é que o time de 2015, diante dessa mesma dificuldade, simplesmente desistia de jogar por baixo e apelava para o chutão, agravando o isolamento de seus homens de frente. O Inter tem problemas graves de saída de bola, mas parece mais insistente na tentativa de solucioná-los, o que já é um indício animador.

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias