Inter



Faltam 9

Artilheiro do Inter na temporada, Sasha está a caminho de cumprir sua meta de gols para 2016

Em fevereiro,  camisa 9 afirmou que queria fazer no mínimo 20 gols neste ano - até agora, ele já marcou 11

28/05/2016 - 08h03min

Atualizada em: 28/05/2016 - 08h05min


Leandro Behs
Leandro Behs
Enviar E-mail

Para manter a boa arrancada no Brasileirão, e seguir morando no G-4 neste final de semana, o Inter dependerá muito do movediço jogo de Eduardo Sasha na Vila Belmiro. Neste domingo, o time de Argel Fucks irá a Santos enfrentar a equipe de Dorival Júnior e do atacante camaronês Diederrick Joel Tagueu.

No ano passado, sem Sasha, o Inter foi derrotado pelo Santos por 3 a 1. Aos 24 anos, o camisa 9 é o artilheiro do clube na temporada, com 11 gols. Em fevereiro, Sasha estabeleceu uma meta pessoal de gols para 2016 – e está perto de cumpri-la:

– Tenho uma meta. E a minha meta é fazer durante todo o ano no mínimo 20 gols. Isso servirá como motivação.

Leia mais:
Anderson, Valdívia e mais três: confira a previsão de retorno dos lesionados do Inter
Nova lesão aumenta tempo de recuperação de Dourado
Diogo Olivier: os 30 dias que serão decisivos para o Inter mirar o título

Para um dos maiores goleadores da história do Inter, o ex-centroavante Christian, dono de 96 gols pelo clube, Sasha vencerá com folga os 20 gols no ano. Aos 41 anos, Christian entende que a versatilidade de Sasha é um dos trunfos do ataque colorado.

– Sasha não é um centroavante nato, mas, sim, um atacante de movimentação. De muita movimentação, por sinal – analisa Christian. – Admiro a facilidade que o Sasha tem para sair de qualquer lugar, da direita, do meio, da esquerda, chegar na área e ainda ter forças para fazer gols – acrescenta o antigo camisa 9.

Christian ainda é o maior artilheiro em um único Brasileirão. Marcou 23 gols, mas ficou atrás de Edmundo, campeão nacional com o Vasco e autor de 29 gols naquele torneio.

– A marca de 20 gols será superada com sobras pelo Sasha. Ele está confiante e, para um atacante, confiança é fundamental para seguir marcando gols – ensina Christian. – Além disso, me parece que Sasha vem despontando como um dos grandes líderes desse Inter. É prata da casa e deve mesmo se firmar como um dos líderes do vestiário – emenda ele.

Ser um jogador multifunções não é novidade para Sasha. Quando era apenas Eduardo, em seus primeiros anos na base do Beira-Rio, costumava ser escalado como atacante, como meia, e até como lateral-direito.

– Sasha sempre teve uma leitura muito boa do jogo. E sempre foi corajoso, jamais se escondeu do jogo. Se precisasse improvisar alguém, ele era o primeiro a se apresentar – conta Jorge De Lorenzi Neto, irmão do técnico Lisca e que foi treinador de Sasha os infantis aos juvenis do Inter. – Certa vez, em um Gre-Nal no Efipan, fiquei sem lateral-direito. Adivinha quem escalei ali? Sasha. Ganhamos o jogo e ele foi o melhor jogador em campo. Essa facilidade que ele demonstra hoje em diversas funções do ataque é inata. Ele sempre foi assim. Muita gente compara Sasha a Sobis. Sobis tem mais força, mas Sasha tem maior mobilidade e deixa qualquer um na cara do gol – descreve De Lorenzi.

Com 93 jogos e 25 gols pelo Inter, Sasha está avaliado pelo clube em pelo menos 12 milhões de euros (R$ 48,3 milhões) – o Inter detém 70% dos direitos econômicos, o restante pertence a Sasha. Já foi sondado por um clube da Espanha e não será surpresa se outras equipes vierem com força atrás do atacante na janela de dezembro. Eduardo Colcenti Antunes tem passaporte italiano, o que instiga os grandes da Europa.

– O Inter tem no Sasha um atacante moderno, que bate bem de esquerda, de direita, e que faz gols de cabeça, ainda que não seja muito alto – elogia Nilson Esídio, o último jogador do Inter a ser goleador do Brasileirão, em 1988, com 15 gols.

Dono de 1m88cm de altura, Nilson marcou de cabeça um dos gols mais emblemáticos do Inter nos anos 1980: o do empate no Gre-Nal do Século – depois, ele mesmo viraria o clássico. Para Nilson, Sasha (1m73cm de altura) seguirá marcando gols, muitos de cabeça, e passará com alguma facilidade da casa dos 20 gols no ano.

– Sasha se coloca bem na área e não tem medo do choque. Por isso, ainda fará muitos gols no Brasileirão, boa parte, de cabeça – aposta Nilson.

Com dois gols no Brasileirão, Sasha pode estabalecer uma nova meta para a sua temporada: tentar ser o goleador do Campeonato Brasileiro, o primeiro do Inter desde Nilson.

Leia outras notícias sobre o Inter

Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES



MAIS SOBRE

Últimas Notícias