Inter



Paixão colorada

Zé Victor Castiel: "Futebol é continuidade"

“Time em formação” é uma justificativa justa, mas não pode ser usada por muito tempo

21/12/2017 - 10h29min


Zé Victor Castiel
Zé Victor Castiel
Enviar E-mail

Uma das desculpas mais comuns para derrotas no futebol se chama “ time em formação”. E muitas vezes é verdade. Jogadores novos, comissão técnica que acabou de assumir... leva tempo até que todos se conheçam e ensaiem jogadas. Se olharmos para os times vencedores, veremos que quase todos têm algo em comum: equipes entrosadas, que jogam juntas há pelo menos dois ou três anos. O Inter de 2006 é um exemplo. Manteve sua espinha dorsal a partir de 2003. 

O maior problema é que a realidade do futebol brasileiro impede o planejamento de médio prazo. Imaginem de longo. Basta um jogador fazer uma boa temporada para que apareçam propostas irrecusáveis da Europa, do Oriente Médio ou da China. E aí, mais uma vez, ouvimos e mesma história: “ time em formação”. 

O Inter ensaia a contratação de um pacote de jogadores. Sem dúvida, uma boa notícia. Reforços darão à comissão técnica as condições de buscar resultados. Mas é importante que, dentro do possível, todas essas contratações tenham como foco não apenas 2018, mas também 2019 e 2020. Nada impede que o Inter volte a vencer antes, mas a direção jamais pode perder de vista que futebol é, acima de tudo, continuidade. 

“ Time em formação” 

O clube precisará vender para equilibrar suas contas. É a mesma lógica dos anos vencedores, quando a inteligência do futebol colorado conseguia repor as peças com custo menor e com melhor resultado. 

“Time em formação” é uma justificativa justa, mas não pode ser usada por muito tempo.  Quando isso acontece, a formação vira deformação. 

Últimas Notícias