Inter



Pandemia

Lelê Bortholacci: guerra contra o coronavírus

Os números são alarmantes e devem piorar nas próximas semanas

19/03/2020 - 09h00min

Atualizada em: 19/03/2020 - 09h00min


Marco Favero / Agencia RBS
Jogo entre São José x Inter, no Passo D'Areia, foi disputado com portões fechados

Peço licença a você amigo leitor desta coluna, mas se o futebol parou no país — e no continente — inteiro, ele vai parar aqui também. Campeonatos paralisados, clubes fechados, jogadores recolhidos em suas casas, nada temos para falar aqui neste espaço que não seja sobre a grande pandemia que avança rápida e gradativamente no Brasil. 

Os números são alarmantes e a tendência — de acordo com o que já está ocorrendo em outras partes do mundo — é de que piorem nas próximas semanas. Paralelamente, aumenta também o número de pessoas que já está conseguindo se isolar em suas residências e é justamente esta ação a mais eficaz no combate ao vírus. Temos que agir AGORA! 

O crescimento do número de casos suspeitos disparou. Já temos casos contraídos por pessoas que não viajaram para fora do país. As mortes começaram. Nos lugares onde a pandemia virou um verdadeiro genocídio — como Itália e Irã —, os números de duas semanas atrás eram idênticos ou semelhantes aos que já temos aqui. Nunca foi tão fácil enxergar o futuro. E ele é sinistro. Cabe a cada um de nós tomar as atitudes agora para impedir o que está por vir.

Parabéns, governador e prefeito

Gostaria de parabenizar publicamente a capacidade dos governos estadual e municipal ao se anteciparem e já tomarem medidas fortes para que a população entenda da uma vez por todas que o que está acontecendo é muito sério. Esta agilidade, com certeza, irá salvar muitas vidas. Se você está lendo esta coluna no formato digital, clique aqui e baixe o excelente material disponibilizado pela Secretaria da Saúde do RS.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias