Inter



Paixão colorada

Lelê Bortholacci: para muitos, o isolamento parece desnecessário

Não podemos voltar atrás se quisermos evitar uma tragédia

10/04/2020 - 09h00min


Jefferson Botega / Agencia RBS
Muito já debateu as consequências do isolamento, principalmente para a economia

Esses dias li uma frase que me chamou bastante a atenção: "quanto mais o isolamento funcionar, mais ele vai parecer desnecessário". É a mais pura verdade. E me deixa extremamente preocupado. Desde que o governo estadual determinou o isolamento, muito já se debateu as consequências disso, principalmente para a economia. E sabemos que serão graves.

Mas a opção foi por priorizar o controle — ou, pelo menos, a tentativa dele — da pandemia por aqui. Observando os números previstos e os reais até agora divulgados, fica evidente que, sim, o isolamento social deu certo. A dura medida foi tomada no tempo certo e com antecedência bem maior do que nas localidades que sofrem até hoje e contabilizam milhares de mortos como, por exemplo, Itália, Espanha e até os Estados Unidos.

Os resultados desse isolamento demoram algumas semanas para aparecer. Os números "menos assustadores" de hoje são consequência óbvia dessa medida. Mas não quer dizer que estamos conseguindo controlar a pandemia. Muito pelo contrário. A curva de contaminados e mortes continua subindo. Se queremos evitar por aqui uma tragédia semelhante a que ocorre nos locais citados acima, não podemos voltar atrás agora.

O tamanho do problema

Mas, pelo visto, tem bastante gente que pensa o contrário. Um vídeo publicado quinta-feira nas redes sociais mostrava uma fila de centenas de veículos que queriam entrar no município de Garopaba para "aproveitar o feriadão", como se fosse a coisa mais normal do mundo viajar para "curtir" os três dias de folga. 

São atos como esse que vão fazer o vírus continuar se alastrando. Pessoas que ainda não se convenceram do tamanho do problema que estamos enfrentando e que, certamente, acham que o isolamento parece desnecessário, mesmo que ele esteja funcionando.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias