Inter



Paixão Colorada

Lelê Bortholacci: por que fechar ruas de Porto Alegre para "áreas de lazer"?

No último final de semana, muitos porto-alegrenses ignoraram as orientações de isolamento e foram aproveitar o sol 

06/04/2020 - 07h00min


Félix Zucco / Agencia RBS
Trecho revitalizado na orla do Guaíba recebeu bom público

Sábado (4), tive de sair de casa para ir ao supermercado. Era um pouco depois do meio-dia. Peguei a Avenida Beira-Rio em direção ao centro da cidade. Na pista contrária - a que fica bloqueada nos finais de semana para servir de "área de lazer" aos porto-alegrenses - dezenas de pessoas usufruindo do espaço. Umas caminhando, outras correndo, outras de bicicleta. Pelo que deu para ver, para esse pessoal, a vida segue na sua absoluta normalidade.

Aí eu me pergunto: se eu e mais dezenas de milhares de outros cidadãos, que estamos respeitando as orientações da prefeitura e do governo estadual, não estamos indo aproveitar o lindo dia de sol na orla do Guaíba, porque esses seres "superiores" o podem fazer? Não existe nenhum tipo de punição para quem age contra as normas de isolamento?

Mais ainda: por que a EPTC segue bloqueando vias para "área de lazer" se a orientação é exatamente pra ninguém sair de casa para algo que não seja essencial? Lazer passa longe de ser essencial, não é mesmo? Eu, por exemplo, que adoro correr na orla, abdiquei disso desde o momento que foi decretada a quarentena. E tenho certeza que a maioria que tem o mesmo hábito está fazendo igual.

Atitudes irresponsáveis

Espero que a prefeitura reveja isso. Se querem que todo mundo fique em casa, desativem temporariamente o bloqueio das ruas para área de lazer. Simples. Tudo que essas pessoas que se julgam mais do que as outras querem são "incentivos" como esses pra justificar suas atitudes irresponsáveis. 

Últimas Notícias