Inter



Iluminado

Luciano Périco: o personagem discreto e fundamental para que o Inter conquistasse o bi da América

Mesmo reserva, Giuliano foi o goleador do Inter na Libertadores de 2010 e foi eleito pela Conmebol o melhor jogador da competição

22/06/2020 - 07h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS
Giuliano saiu do banco de reservas e marcou um dos gols na vitória por 3 a 2 sobre o Chivas Guadalajara, na final

A equipe do Inter que levantou a segunda taça da Libertadores do tinha inúmeros destaques. Rafael Sobis confirmou ser um especialista na competição sul-americana. Chegou durante a campanha e acabou sendo decisivo. Com habilidade e velocidade, Taison recuperou espaço no clube após a chegada do técnico Celso Roth. Poderia ainda citar outras figuras importantes, que contribuíram demais na trajetória, como Bolívar, Índio, Sandro, Guiñazú e Tinga.

Também é indiscutível o protagonismo de D'Alessandro. O meia argentino jogou demais durante toda a campanha. Além de ser uma liderança de grupo, era a referência técnica da equipe nas duas fases, primeiro com o uruguaio Jorge Fossati e depois quando Celso Roth assumiu o comando. Até hoje, 10 anos depois, a qualidade técnica do gringo continua sendo a principal individualidade do time colorado. 

Mas há um personagem que construiu uma bela história na campanha para ficar próximo do camisa 10 em termos de importância. É o jovem Giuliano, que veio do Paraná Clube em 2009. Mesmo sem ser titular da equipe do Inter, ele foi fundamental na conquista da América. Para termos uma ideia, Terminou como o goleador colorado na competição com seis gols assinalados.

Giuliano foi decisivo. Como esquecer que, no meio da fumaça no estádio do Quilmes, aos 43 minutos do segundo tempo, quando tudo parecia perdido, o meia marcou o gol salvador contra o Estudiantes. Mesmo com a derrota por 2 a 1, pelo gol qualificado marcado fora de casa, já que havia vencido o jogo de ida no Beira-Rio por 1 a 0, o Colorado passou para a semifinal contra o São Paulo.

Além disso, é importante registrar que Giuliano saiu do banco de reservas para fazer o terceiro contra o Chivas Guadalajara, que sacramentou o título em Porto Alegre. Um baita gol! E para não deixar dúvida, o meia acabou sendo eleito pela Conmebol como o melhor jogador da Libertadores 2010. A escolha foi feita a partir de uma votação com a participação de jornalistas esportivos dos países que participam da competição. Por tudo o que fez, Giuliano ficou marcado para sempre como o coadjuvante mais importante da história do Inter.  

Últimas Notícias