Esportes



A peneira que faltou

Antes da etapa de Santa Maria do Peneirinha Head and Shoulders, jogador do Cruzeiro-RS fala sobre começo difícil

Reinaldo não passou por categorias de base e teve dificuldades por conta da falta de apoio

06/02/2014 - 06h05min

Atualizada em: 06/02/2014 - 06h05min


Com a camisa do Cruzeiro, de Porto Alegre, o zagueiro de origem Reinaldo, 24 anos, vem sendo destaque neste Gauchão. Contra o Inter, atuando como volante, na quinta rodada da competição estadual, ele marcou o gol cruzeirista na derrota do clube por 4 a 1, no último domingo.

No ano passado, foi dele também o segundo gol do Cruzeiro na primeira vitória de um time brasileiro, na Arena, contra o Grêmio. Natural de Santa Maria, despontou para o futebol em clubes amadores da cidade da Região Central. Mas foi somente aos 19 anos, quando teve uma oportunidade no Milan, de Júlio de Castilhos, que ele apareceu para o esporte profissional.

Sem ter passado por peneiras ou categorias de base, Reinaldo enfrentou enormes dificuldades até chegar ao Cruzeiro. À época em que começou a jogar no futebol amador, Reinaldo sentiu falta de um "empurrãozinho" como o projeto Peneirinha Head and Shoulders para alavancar a carreira.   

- Se tivesse passado pela base de algum time ou participado de um teste teria sido mais fácil. Os times grandes sempre vão olhar. Eles procuram saber se participamos de peneiras ou categorias de base - afirma o jogador.

No Milan, disputou a Série B do Gauchão de 2011. Após boas atuações no clube castilhense, se transferiu para o Riograndense, em 2012, onde jogou a Divisão de Acesso. O bom desempenho abriu as portas para o jogador, que antes de chegar ao Cruzeiro ainda teve passagem pelo Cerâmica, de Gravataí. Reinaldo é irmão de Romário, um dos goleiros do Riograndense que irá disputar a segunda divisão do estadual nesta temporada. 

Quanto antes começar no futebol, melhor

Quando criança, Reinaldo já mostrava forte empatia com a bola. Vindo de uma família humilde, não teve chances em escolinhas de futebol particulares e procurou os campinhos da várzea para ingressar no esporte amador.

- Se, em Santa Maria, tivesse a peneira que vai ser realizada neste final de semana, teria sido tudo diferente. Com certeza eu já poderia estar em um clube grande como o Grêmio ou o Inter. Por isso, acredito que, quanto antes os meninos começarem e tiverem incentivo, melhor para o futuro. Isso fez muita falta para mim - conclui Reinaldo.

A etapa de Santa Maria do Peneirinha ocorrerá neste final de semana. Inscrições devem ser feitas pelo site do projeto www.peneirinhahs.com.br

FRASE

"Cada um tem de acreditar no sonho. Futebol não é fácil. Vão passar por dificuldades, mas tem de correr atrás do sonho. Procurar ouvir sempre o técnico, o que ele pede e escutar os mais experientes. Se ouvirem serão grandes jogadores", Reinaldo, jogador do Cruzeiro.

ETAPA DE SANTA MARIA

Local
* Sesi, na Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas, nº 424, bairro Patronato (em frente ao novo BIG)

Sábado
* das 8h às 12h
n das 14h30min às 18h

Domingo
n das 8h às 12h
n das 15h às 18h (segunda fase)

INSCRIÇÕES
Os meninos devem se inscrever no site do projeto (www.peneirinhahs.com.br). Após preencher o cadastro, o candidato deve imprimir um e-mail que receberá com o número da inscrição para apresentar no dia da seletiva.
Haverá inscrição no local do evento

Documentação necessária*:
1. Comprovante de matrícula ou boletim de 2013 ou declaração do diretor da escola onde estuda;
2. Comprovante de inscrição;
3. Assinatura do responsável.
* Cada candidato deve estar acompanhado de seu responsável durante os dois dias de seletiva. A organização do Peneirinha não fornecerá ajuda de custo para as despesas no período de seleção.

PREMIAÇÃO
- Um ano em uma escolinha de futebol de sua cidade para os dois vencedores, além de material esportivo e didático. Ou R$ 10 mil em dinheiro.

- Os finalistas concorrem, por sorteio, a entrar em campo com a Seleção (até abril de 2015).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias